Do que consiste ter um trabalho “significativo”?
Os pesquisadores Catherine Bailey e Adrian Madden lançaram recentemente o estudo MIT Sloan Management Review feito com 135 pessoas de 10 diferentes indústrias. Um dos dados revelados na pesquisa foi de que a maioria dos empregados que odeiam seus trabalhos normalmente se sentem assim por causa de seus chefes. Este é também um dos principais motivos pelos quais funcionários se demitem.
A pesquisa foi feita na tentativa de entender mais sobre como as pessoas fazem para ter trabalhos que realmente tenham um sentido que vá além somente da necessidade monetária. O que seria exatamente “ter um trabalho significativo”? De onde eles vêm? Do que eles se alimentam?
O que transforma o ambiente de trabalho de um lugar que você vai por obrigação para um lugar que te traga alegria e realização profissional? Ter uma cozinha chique no escritório? Sala de descanso? Lanches de graça? Um líder incrível que realmente se importe?
- Este sinal de alerta de câncer de intestino você não pode ignorar
- Saiba quais são os sinais de câncer nos olhos
- Com câmera de 200MP, Samsung Galaxy S24 Ultra está com preço imperdível no Saldão de Verão! Corre!
- Quebrada Dog aposta em hot dog artesanal na periferia de São Paulo
Após uma série de entrevistas, os pesquisadores descobriram que não era nenhuma das respostas anteriores.
“As pessoas tendem a falar do seu trabalho como algo significativo em suas vidas quando fazem a ponte entre ele e a esfera pessoal, mencionando relacionamentos pessoais, membros de sua família…”, escreveram na conclusão.
Um bom relacionamento com seu chefe é uma peça importante do quebra-cabeça profissional, porém não é o único que irá oferecer sentimentos de satisfação e realização no âmbito profissional.
Isso tem que vir de dentro. Um supervisor notável pode tentar ajudar seu empregado a identificar significado no trabalho do dia a dia, mas sem um sentido pessoal de cuidado e preocupação, não importa qual cargo você ocupe, nem a empresa que te contratou.
Leia o restante da matéria aqui.