Economia Criativa muito além dos números
O Theatro São Pedro, equipamento do Governo do Estado e Secretaria da Cultura, receberá a quarta edição do projeto “Conexões Criativas”, que vem marcando o tom do debate sobre economia criativa e cidades criativas em São Paulo.
O encontro, que acontecerá na segunda-feira (13), às 19h30, marcará o início dos debates internacionais. A especialista brasileira, economista Lidia Goldenstein e os peritos internacionais Carlos Martins e Rob Bennett, discutirão economia criativa sob uma ótica muito mais ampla do que a de geração de PIB ou emprego. Testemunhas disso serão os casos das cidades de Guimarães e Portland. A economista e urbanista Ana Carla Fonseca será a mediadora do encontro.
Conexões Criativas promove encontros mensais para discutir as relações entre cultura, economia e criatividade no espaço urbano. Reunindo grandes nomes nacionais e internacionais, Conexões Criativas traz profundidade e abrangência a temas inéditos relacionados à economia criativa e às cidades.
Os encontros têm entrada franca, sem necessidade de inscrição e são transmitidos pelo site www.pensarte.org.br
Carlos Martins
Economista e Doutorando em Geografia Urbana pela Universidade do Porto, é membro do Conselho Nacional de Cultura (Artes), presidente da ADDICT – Agência de Desenvolvimento das Indústrias Criativas e Diretor-Executivo do projeto Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura e Diretor da Opium, empresa especializada em planejamento cultural e economia criativa.
Rob Bennett
Diretor-executivo do Portland Sustainability Institute, é líder no movimento de cidades sustentáveis, com 12 anos de experiência no desenvolvimento de projetos e políticas públicas na Fundação Clinton, nas cidades de Portland e Vancouver. Criou o programa de edifícios verdes, que se tornou modelo nacional de integração de técnica, incentivos e implantação de políticas públicas.
Lidia Goldenstein
Economista pela Universidade de São Paulo e Doutora em Economia pela Universidade de Campinas, foi analista do SEADE, pesquisadora do CEBRAP e comentarista de vários programas de TV. Exerceu o cargo de assessora econômica da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo, e foi assessora da presidência do BNDES.
Ana Carla Fonseca Reis
Economista, Mestre em Administração e Doutora em Urbanismo (USP). Referência internacional em economia criativa e cidades criativas, é consultora e palestrante em 22 países, autora e editora de nove obras referenciais. É diretora da Garimpo de Soluções e presidente do Conselho do Instituto Pensarte.
Próximos encontros
17 de setembro – Modelos de financiamento de empreendimentos criativos
Com Mary Alice Stack (Arts Council England ArtCo, Londres) e Eric Holterhues (Triodos Bank, Holanda)
8 de outubro – Pólo audiovisual – quando a cidade é um grande estúdio
Com Enrique Avogadro (Buenos Aires), Joe Mazzei (Toronto)
12 de novembro – Legado da Copa do Mundo para a criatividade urbana
Com Tom Fleming (Londres), Caio Luiz de Carvalho (SP) e Olliver Tietz (Berlim)
10 de dezembro – Cidade de design e o design na cidade – caminhos possíveis
Com Jeff Risom (Copenhagen), Jorge Wilheim (SP) e Ben Evans (Londres)