Ele recusou Google e Twitter para criar a própria empresa. E tem só 18 anos

João Pedro Motta não mudou muito desde que trocou Governador Valadares, em Minas Gerais, por São Paulo, em 2012: ele ainda é alucinado por fast-food, não dispensa um bom milkshake, adora chocolate e passa longe do buffet das saladas.

Mas ele se destaca por um fato específico: recusou construir uma carreira de sucesso em empresas como Google e Twitter para abrir seu próprio negócio, o Plaay, um aplicativo de stream de música que tem mais de 1 milhão de visualizações mensais.

João foi uma criança hiperativa, e sua mãe o enchia de atividades extra-classe para mantê-lo ocupado o maior tempo possível. Aos 12 anos, passou a ter acesso ao computador da família e descobriu um mundo novo… e imenso!

Autodidata, João aprendeu sozinho programação e virou fera no assunto

Código aqui, código ali, horas e mais horas na frente do computador e, aos 13 anos, criou o site Web Dicas, que virou, mais tarde, parceiro do Olhar Digital e do portal Uol. Na página, João escrevia artigos completos sobre tecnologia, além de divulgar o que criava. Tudo isso sem revelar a idade — ele fez isso somente aos 14 anos.

João já sabia o que gostava de fazer (mexer com computador) e já sabia que não queria uma carreira convencional (isso explica a recusa aos convites de Google e Twitter). Também percebeu que não voltaria tão cedo para Minas (ele veio fazer um freela em São Paulo e não voltou mais). Era hora de começar a pensar no seu próprio negócio.

Em 2012, lançou o Plaay, um serviço de streaming de música que já tem mais de 100 mil usuários. Ele garante que sua empresa é diferente do Spotify, o maior do ramo. “Não vejo o Spotify como um concorrente. Ele é bem mais classe A e B. Eu quero a classe C e D. Você vê o Spotify chegando ao Nordeste? Quero um serviço grande, quero 20 milhões de usuários. Quero pessoas de verdade, quero a sua mãe ouvindo o Plaay”.

Conheça essa história em detalhes no Projeto Draft, site que conta a história de empreendedores criativos do Brasil, que estão gerando negócios inovadores e inspiradores.