Empresa estampa rostos de funcionários em caminhões de lixo em SP
"A iniciativa tem dois grandes objetivos: enfatizar a importância dos colaboradores como pessoas e profissionais que deixam a cidade limpa", ressaltou o presidente da empresa, Marcelo Gomes
No último dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, foi inaugurado em São Paulo um projeto que busca a valorização e reconhecimento de centenas de coletores de lixo que trabalham pelas ruas da cidade. Assim, 220 funcionários ganharam seus nomes e rostos estampados em 30 caminhões que circulam pelas regiões central, norte e oeste da capital paulista em bairros como Sé, Lapa, Mooca, Pinheiros, Santana e Brasilândia.
Os veículos são da Loga, uma das duas empresas responsáveis pela coleta, tratamento e destinação de resíduos em parceria com a prefeitura.
“A iniciativa tem dois grandes objetivos: enfatizar a importância dos colaboradores como pessoas e profissionais que deixam a cidade limpa todos os dias e mostrar que seu trabalho está diretamente ligado à qualidade da vida e bem-estar da população;e fazer com que a sociedade saiba quem são esses coletores e motoristas, conheça seus nomes e seus rostos e crie uma relação mais próxima e humana com as equipes”, salienta Marcelo Gomes, diretor-presidente da Loga.
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
Estêncil que ressalta histórias
Embora somente 14% dos funcionários tenham sido retratados, os caminhões estilizados com estêncil por uma equipe de grafiteiros devem se multiplicar segundo notícia divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo.
Os caminhões ilustrados representam 11% da frota da companhia, de 261 veículos. Foram contemplados 14% dos funcionários (de um total de 1.566) nesta primeira etapa. A ideia é aplicar as fotos em mais caminhões, mas a Loga não tem um prazo para isso.
Rotina corrida e pesada
Todos os funcionários trabalham de segunda a sábado, no turno da manhã ou da noite. São divididos entre as coletas domiciliar, seletiva e de serviços de saúde.
Normalmente, eles percorrem mais de dez quilômetros por dia, recolhendo 6.000 toneladas de lixo, em 1,6 milhão de domicílios e 16 mil estabelecimentos de saúde –segundo a empresa, cada brasileiro gera em média 1,4 quilo de resíduos diariamente.“Também é nossa intenção despertar a população para a questão dos resíduos e de sua relação diária com eles. Como consomem, como descartam, o que descartam e se descartam certo”, ressalta o diretor da empresa.