Empresa investe US$130 mi em startups brasileiras

Norte-americana Redpoint e.venture empregará grandes quantias em novos empreendimentos de internet

O interesse dos “venture capitalists” (investidores que apostam em empresas iniciantes) vem se voltando para o Brasil. A Redpoint e.venture, companhia norte-americana especializada neste capital de risco, lançou um fundo de 130 milhões de dólares destinado aos jovens empreendimentos de internet do país.

reprodução
O modelo de investimentos é semelhante ao do Vale do Silício, onde floresceram empresas como Google, Apple e Facebook

Captado junto a investidores do Vale do Silício, local onde prosperaram empresas como Apple, Google e Facebook, essa quantia representa um novo modelo de investimento. Nele, os inversores colaboram no dia a dia com contatos e ajudam em certas atividades, mas se colocam como minoritários no contrato firmado com os fundadores.

Parte desse capital já foi empregado em cinco startups e, segundo a norte-americana, mais uma empresa será beneficiada até o final do ano. O prazo para que esse dinheiro seja investido no Brasil vai até 2017, mas a Redpoint e.venture acredita que em menos de quatro anos cerca de 20 empresas entrarão em seu portfólio, que conta com mais de 180 nomes, como as conhecidas Netflix e Groupon.

A seleção leva em conta se esses empreendimentos são voltados para o mercado consumidor, se há um compromisso com projetos de longo prazo e quais as possibilidades de o negócio ser expandido para além do país.

Por Redação