Empresas com mulheres na diretoria tem melhor rendimento financeiro aponta pesquisa

Pesquisa divulgada nesta terça-feira foi realizada nos Estados Unidos, Índia e Reino Unido

Um estudo publicado nesta terça-feira aponta que empresas, com uma ou mais mulheres entre seus principais executivos, tem mais chances de apresentar um melhor desempenho. A apuração revelou que companhias que possuem ao menos uma mulher de influência em sua equipe conquistaram maior êxito do que empresas formada apenas por homens.

A constatação é de um estudo da consultoria Grant Thornton International, que pesquisou os resultados de corporações nos EUA, Índia e no Reino Unido.

A pesquisa, intitulada “Mulheres nos negócios: o valor da diversidade”, mostrou que 94 % das 350 maiores companhias dos três países contam com pelo menos uma mulher em seu conselho. Apesar disso, apenas 13% tem uma mulher entre seus executivos. Desse total, o percentual maior está na Índia, com 22% e o menor nos EUA, com 7%.

Ainda de acordo com o estudo, empresas de capital aberto com apenas diretores homens perderam o equivalente a cerca de R$ 2,6 trilhões de retorno de investimento no último ano.

Visão feminina

Pesquisa anteriores sugerem que é comum que diretoras mulheres forneçam perspectivas diferenciadas sobre questões como o perfil dos clientes até empreendimentos de risco.

Em março, outro levantamento informou que as mulheres ocupavam cerca de 23,5% do total de cargos do conselho das cem maiores empresas do Reino Unido. Embora todas essas companhias tenham mulheres nos conselhos, elas compõem apenas 8,6% das diretorias executivas.