Entrevista de emprego: perguntas mais comuns e como respondê-las
Texto escrito por Luisa Rodrigues e publicado no Superela
Não seria sensacional se você soubesse exatamente o que vão te perguntar na próxima entrevista de emprego? Melhor ainda: se você também soubesse como respondê-las? Bem… embora infelizmente não possamos ler mentes, nós vamos te dar um presente quase tão incrível quanto uma bola de cristal.
Hoje é dia de listinha, bebê!
Apesar de não recomendarmos uma resposta pronta para cada pergunta que fizerem na entrevista, o ideal é que você separe algum tempinho para se acostumar com o que pode ser perguntado e ter uma noção, é claro, do que e equipe de contratação realmente está procurando para a vaga.
Por isso montamos uma listinha com as perguntas mais comuns desse meio e como se sair muito bem nelas! Porém, lembre-se de adicionar seu toque especial, ok? Seja você mesma que o resto se fará sozinho!
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
Bora lá?
1. Conte-me um pouco sobre você
Esta é, talvez, a primeira pergunta que você terá que responder. Saiba que ela não é uma oportunidade para declamar toda a história da sua vida e muito menos fazer um resumo do seu currículo. A dica de ouro que vou te dar é a seguinte: esta pode ser sua primeira e MELHOR chance de convencer o entrevistador de que você é a pessoa certa para esse trabalho.
Para isso, existe uma fórmula muito massa que você pode seguir para mandar bem nessa fase. Ela se chama Presente-Passado-Futuro. Primeiro, você vai falar sobre o presente (o que você está fazendo agora). Depois, siga para o passado (fale um pouco sobre suas experiências prévias e as habilidades que você ganhou com elas). Por fim, termine com o futuro (explique por que você está empolgada com essa vaga em particular).
Então ó, exemplinho básico:
“Então, Luísa… conte-me um pouco sobre você”
“Bem, atualmente sou colunista do Superela, onde produzo e reviso alguns conteúdos para o site. Antes disso, trabalhei para o setor de marketing de uma empresa no ramo de cachaças (e é verdade mesmo, gente. Até curso de como produzir a caninha eu fiz) e, embora eu tenha gostado muito do trabalho que fiz, adoraria ter a oportunidade de conhecer ainda mais sua empresa. Devo admitir que fiquei bastante entusiasmada quando a vaga abriu.”
Esta fala (e aí é claro que você vai trocar minhas experiências pelas suas, né?) vai abrir espaço para uma SÉRIE de perguntas que o entrevistador fará. Então, é difícil prever o que pode acontecer em seguida. Algumas dicas que você deve ter em mente são as seguintes:
- Suas respostas devem levar em conta suas experiências e habilidades mais relevantes para a vaga em questão. Não precisa expor todo o seu passado profissional;
- Não tenha medo de relaxar um pouco. Pode contar (com bom senso, é claro) histórias, piadas etc. Esse tipo de comportamento gera empatia e, como o entrevistador já tem seu currículo, o que ele quer mesmo com essa pergunta é conhecer um pouco mais sobre você. Mas ó: PARCIMÔNIA, ok? Não fique meia hora falando, evite piadas inapropriadas e polêmicas, e procure ser o mais sucinta e clara o possível.
2. Como você ficou sabendo sobre nossa empresa e/ou a vaga em questão?
Veja mais aqui: Entrevista de emprego – Perguntas mais comuns e como respondê-las
- Leia também: