Especialista esclarece dúvidas sobre negócios sociais

Não é apenas através de ONGs que é possível realizar projetos e ações sociais. Hoje existem diversas empresas no Brasil e no mundo que buscam solucionar um déficit social ao mesmo tempo em que lucram com isso. De acordo com Mauricio Turra, professor de Responsabilidade Social Empresarial na Graduação e no MBA da ESPM, negócios sociais são aqueles em que o empreendedor tem como interesse primário resolver problemas sociais, e não a obtenção e maximização do lucro, como ocorre normalmente.

Abaixo o especialista fala um pouco sobre o panorama desse tipo de negócio para quem pretende se tornar um novo empreendedor.

1-      Qual a situação das empresas sociais no Brasil hoje? Quantas são?

Não existe estudo sobre isso já que o campo de negócios sociais é novo. Antigamente quem tivesse interesse em desenvolver algum trabalho social, procurava realizá-lo através de organizações sociais. Os negócios sociais criam uma janela de oportunidade para organizações sociais, pois permite ao empreendedor unir o seu objetivo social ao seu ganho. Um dos fenômenos que temos observado é o interesse de ONGs em repensarem seu modelo de negocio, visando se tornarem negócios sociais.

2-      Há mercado para a abertura desse tipo de negócio no Brasil?

Acho que não é uma questão de mercado, mas é possível desenvolver um negócio social baseado em qualquer problema social. Temos inúmeros exemplos de negócios sociais com foco em educação, saúde, energia, nutrição, saneamento, etc…

3-      Quais as vantagens e oportunidades desse tipo de negócio?

A oportunidade está em identificar um problema social e conseguir estruturar uma proposta de valor que gere a inclusão de pessoas mais vulneráveis.

Um exemplo é o projeto desenvolvido por uma aluna do curso. Ela criou uma clínica odontológica voltada ao atendimento de público com menor poder aquisitivo.  O resultado é fantástico: pessoas que nunca tiveram acesso a saúde bucal agora são atendidas e beneficiadas por este programa.

4-      E as dificuldades que ele apresenta?

Como todo negócio, mesmo social, ele precisa ser estruturado, planejado. O fato de atender um público carente não significa que não se deve ter cuidado no seu desenvolvimento e na proposta de valor desenvolvida.

5-      Quais são os passos que um novo empreendedor deve seguir caso queira investir nesse tipo de negócio?

O primeiro passo é conhecer profundamente o problema social que se pretende atingir. Depois mapear as organizações que podem te ajudar a resolver este problema e desenvolver alianças. E, claro,  não se deve esquecer que  o negócio deve ter uma proposta de valor diferenciada, que faz com que o consumidor, beneficiário do projeto, queira participar.

Uma forma mais prática de iniciar um negócio social é através das diversas plataformas online criadas para ajudar novos empreendedores. Conheça alguma delas:

Artemisa

É uma organização sem fins lucrativos que inspira, capacita e potencializa novos empreendimentos que se enquadrem como negócios de impacto social. O grupo oferece cursos preparatórios para se trabalhar com negócios sociais e uma aceleradora de start ups. Além disso, se empenham na busca novas empreitadas que possam realmente ter um impacto positivo no país,  A empresa existe desde 2004, e possuí escritórios físicos em São Paulo e Recife.

Benfeitoria

Com uma proposta bem parecida com a da Artemisa, o diferencial da Benfeitoria é também oferecer uma plataforma online de crowdfounding e crowdsourcing para novas ideiais de negócios sociais, serviços dos quais a empresa não recebe comissão.  Além disso, também oferece uma incubadora e cursos e consultoria pagos.

Yunus

Outra opção de plataforma para deslanchar novos empreendimentos sociais é o Yunus Negócios Sociais Brasil, ligada a Yunus Social Business Global Initiatives (www.yunussb.com). Assim como os outros grupos, oferece uma incubadora para novos negócios. Seu trabalho se estende para consultorias de ONGs, governos, fundações e corporações. Também trabalham com eventos, palestras e workshops em todo território nacional.