Ex-office boy cria negócio que ajuda empresas a lidar com calotes

A Ótris, empresa criada em 2010, virou franquia em 2016 e tem como meta recuperar mais R$1.5 milhão em 2017

05/12/2017 09:48

Ex-office boy, o administrador de empresas Caio Katayama passou boa parte da carreira como bancário. Aos 21 anos de idade, imerso em uma grave crise financeira pela qual passava seu empregador, antigo Banco Econômico, ele deu o primeiro passo para a criação do próprio negócio.

“Eu já era gerente de uma agência quando o banco sofreu intervenção estatal. Foi uma correria muito grande para tentar recuperar os empréstimos, pois as pessoas pensavam que por conta da situação financeira da empresa não era mais preciso pagar as dívidas. Eu consegui recuperar cerca de 60% dos recursos da minha carteira”, recorda Caio Katayama, que atribui o sucesso à humanização no trato com os clientes.

Criada em 2010 pelo ex-office boy Caio Katayama, a Otris recupera mais de R$ 4 mi para pequenas empresas
Criada em 2010 pelo ex-office boy Caio Katayama, a Otris recupera mais de R$ 4 mi para pequenas empresas

O sucesso da empreitada foi importante para o crescimento de Caio no extinto banco Econômico, empresa que ele deixou apenas em 1996, já aos 24 anos de idade. A sequência da carreira profissional foi inteira voltada ao negócio de recuperação de crédito.

“Fui trabalhar para uma instituição de ensino que oferecia cursos de MBA. Na época, muitas pessoas procuravam esse tipo de formação, pois acreditavam que o retorno profissional e financeiro seria imediato, o que não acontecia na prática. Por isso, muitos se endividaram e eu fui contratado para tentar resolver o problema”, relembra Caio.

Em um cargo diferente, mas com a mesma função de recuperar créditos e ajudar as empresas a lidar com devedores, ele enxergou em sua própria bagagem a possibilidade de transformar a experiência em negócio próprio.

“Os grandes escritórios de cobrança só querem atender empresas de porte e esquecem das pequenas. São milhares de empresários com problemas de inadimplência e eu tinha na cabeça a fórmula para transformar essa oportunidade em negócio”, lembra Caio. 

A primeira unidade da Ótris nasceu em 2010 na cidade de Campinas e desde então já recuperou mais de R$4 milhões para pequenos negócios.

“O meu primeiro cliente foi uma empresa de planos de saúde e, o segundo, uma escola de idiomas.  Mas conseguimos outras escolas rapidamente, pois a carência dessas empresas era enorme”, comenta o empresário.

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