Finlândia vai pagar 560 euros mensais para 2 mil desempregados

Programa do governo finlandês propõe renda básica universal para dois mil desempregados, com salário mensal de 560 euros a partir de janeiro

30/12/2016 12:13 / Atualizado em 03/01/2017 14:55

Cerca de dois mil desempregados passarão a receber do Estado 560 euros por mês pelos próximos dois anos, na Finlândia. A iniciativa integra um projeto de implantação de “renda básica universal”, que tem como objetivo impulsionar o mercado de trabalho finlandês.

Programa social passa a valer a partir de janeiro para dois mil desempregados no país
Programa social passa a valer a partir de janeiro para dois mil desempregados no país - iStock

Segundo informações do site Opera Mundo, a iniciativa será organizada pelo Instituto de Seguro Social da Finlândia, conhecido como Kela.

Em entrevista, Dpa Majurkka, um dos responsáveis pelo projeto, justificou a iniciativa. “Acreditamos que isso poderá ser um grande incentivo para que as pessoas busquem trabalho, nem que de meio expediente”.

Como funcionará ?

A medida, que passará por um período experimental, será voltada a um grupo de participantes entre 25 e 58 anos, escolhidos aleatoriamente entre cidadãos que tenham recebido seguro-desemprego em novembro de 2016. Os selecionados serão notificados até 31 de dezembro e não poderão se recusar a participar do projeto.

O benefício não será envolvido no cálculo de imposto de renda e continuará sendo pago ainda que os participantes encontrem emprego.

Tendência mundial? 

Com o programa de renda básica universal, a Finlândia será o primeiro do mundo a propor projeto de distribuição de renda em proporção nacional. A ideia, impensável em países como o Brasil, conta com outros modelos semelhantes ao redor do mundo: neste ano, consulta popular feita na Suíça rejeitou uma proposta semelhante, que previa o pagamento mensal de 2.500 francos suíços (cerca de 2.300 euros) a todos os seus cidadãos. Confira a notícia na íntegra no site do Opera Mundi.