“Forminhas de Bombom” pega carona no Facebook e vende mais

03/12/2015 17:01 / Atualizado em 07/05/2020 01:33

 
 

De profissional tarimbada na área de eventos, com 25 anos de carreira, à rainha das forminhas de doces finos. Essa foi a guinada na vida de Janice Sales Ferreira, de 58 anos, devido a um problema de saúde que a obrigou a passar mais tempo em casa. E a moradora da capital paulista não se arrepende de ter fundado a empresa Forminhas de Bombom que tanto sucesso vem fazendo dentro e fora do mundo virtual.

A página da marca no Facebook tem cerca de 20 mil fãs e o perfil no Instagram aproximadamente 5 mil seguidores. Para Janice, 60% de seu crescimento é devido ao trabalho com seus clientes e potenciais clientes na internet. “Se eu não tivesse divulgado meu trabalho com as forminhas na web teria ficado conhecida apenas na minha região. No início até tentei vender para varejistas, mas o retorno não foi tão bom quanto nas redes sociais”, conta.

A ideia de aderir à divulgação via mídias sociais surgiu no fim do primeiro ano de empresa: “Uma prima e o marido dela me apresentaram a possibilidade de divulgar e vender meu trabalho pela internet. Eles já trabalhavam dessa forma. Os meus filhos e meu genro insistiam para que eu me envolvesse mais com as mídias sociais. Comecei pelo Facebook porque na época era dele que todo mundo estava falando”.

Com o tempo Janice aprendeu o segredo para ter um bom resultado: “Entendi que não era somente uma ação individual que dava retorno, mas sim todo o conjunto, o conteúdo coerente com público alvo, a frequência de postagens, os produtos bem fotografados e as promoções. É claro que o mais importante e que faz toda diferença é o ótimo atendimento ao cliente, pois o Facebook é um ambiente informal”, avalia.

Já são três anos pesquisando e testando as ferramentas mais atuais dentro do próprio Facebook e do Google. E Janice é ousada: “Temos outros campos para explorar, em especial as vendas no exterior, mas isso exige não só uma boa campanha, mas também uma logística um pouco avançada”.

Enquanto isso ela vai se preparando com cursos sobre atuação no mundo digital.Os cursos ajudam muito, principalmente para quem é leigo. Existem alguns com abordagem um pouco menos técnica e são melhores para começar e se familiarizar com as ferramentas. Não é tão simples quanto todo mundo pensa, mas com o tempo você vai testando e medindo os resultados para ver em que vale mais a pena investir”, explica ela, aproveitando para deixar um alerta: “temos sempre que nos atualizar, porque o Brasil entrou na onda das compras pela internet há pouco tempo e o número de usuários só tende a crescer e muita coisa vem pela frente”.

Aproveite a dica de Janice e faça os cursos de mídias sociais da Tyngu, parceira do Catraca Livre. Clique aqui e tenha acesso a 7 dias de acesso gratuito aos cursos online da Tyngu em Digital e Mídias Sociais, seguidos de 15% de desconto para continuar o aprendizado!