Franquias para começar um negócio com pouco dinheiro

Via revista Exame 

Se nos últimos anos, as franquias se tornaram alternativa em meio ao cenário de recessão econômica mundial, um campo ainda mais promissor se destaca no mercado: as microfranquias. Com investimento inicial de até R$ 80 mil, as oportunidades são ideais para quem quer abrir uma empresa sem correr grandes riscos financeiros.

Cenário de recessão econômica impulsionou mercado independente, avaliam especialistas

Sobre o tema, a revista Exame listou série de microfranquias, entre modestas ofertas de empresas conhecidas ou novas franqueadoras. Confira algumas delas:

Manutenção de piscinas:

A iGUi, que trabalha com venda e manutenção de piscinas, começou a franquear desde o ano 2000. Em 2012, lançou seu modelo de microfranquias: o iGUi Trata Bem. Ao todo, há 200 unidades espalhadas pelo país atualmente.
Home Office
Investimento inicial: 10,9 mil reais
Prazo de retorno: 6 meses

Produtos naturais

A Viva Verde é uma rede especializada na venda de produtos naturais, focando em prover uma alimentação saudável. A empresa foi fundada em 1987 e entrou para o franchising em 2002. Hoje, são 21 unidades em operação.
Quiosque
Investimento inicial: 30 mil reais
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

Decoração e presentes

A Imaginarium é uma marca de acessórios, decoração e presentes fundada em 1991. O negócio possui 208 unidades em operação e pretende abrir outras oito lojas até o fim deste ano.
Mini quiosque

Investimento inicial: 60 mil reais
Prazo de retorno: 12 a 18 meses