Freelance: a importância de saber um segundo idioma

Um profissional freelance pode trabalhar com clientes do mundo inteiro sem sair de casa, e para isso saber se comunicar em outro idioma é fundamental.

Se você ainda trabalha freelance principalmente com clientes que falam sua própria língua nativa, provavelmente não vai demorar muito para que você experimente o Freelancing Internacional com clientes de outras culturas e línguas.

Consideremos, então, a importância da gestão de uma segunda língua (no post, nos referimos a um “segundo” idioma, mas pode ser “terceiro”, “quarto” ou quantos você quiser). É verdade que o Inglês é considerado hoje a língua dos negócios, mas os benefícios sobre os quais iremos discutir se aplicam a qualquer outra língua que você domine ou queira aprender, que não seja sua língua materna.

Com o mercado global de hoje e as novas tecnologias, não é preciso se deslocar para ter acesso a clientes de qualquer lugar do mundo. Você não precisa ter disponibilidade de viajar para ser um freelancer internacional, basta criar uma conta na Workana e usar o filtro da página de projetos para ter acesso a clientes de toda a América Latina

Por que aprender mais de um idioma?

Por que é importante para o profissional freelance saber um segundo idioma?

1. Ele aumenta o seu leque de clientes potenciais

Talvez você tenha um cliente em contato com você, mas suas respostas são difíceis de entender (porque você não sabe o idioma) e não há outra pessoa que tenha entendido que possa explicar. Conhecer uma segunda língua pode abrir mais portas e ampliar a gama de clientes com quem você interage trabalhando freelance.

2. Você pode aceitar mais projetos freelance

Dentro de sua especialidade, você também pode aceitar projetos em que possa aplicar essa língua e ganhar mais trabalho. Se você não souber uma segunda ou terceira língua, o número de projetos que você pode aceitar será mais limitado.

3. Você gera networking

Estar sempre antenado a potenciais clientes e colegas é essencial. E usar uma segunda língua a seu favor abre novos horizontes nesse sentido. Quem sabe alguma empresa ou associação possa conduzir uma reunião, um café ou um happy hour com estrangeiros?

4. Você pode desfrutar do benefício de falar a língua nativa do seu cliente

Isso é muito valorizado. Seja em uma reunião cara a cara ou pela internet, o cliente vai apreciar esse diferencial: ele vai se sentir mais à vontade para se expressar sem limitações linguísticas.

5. Quando você viaja, você cria vínculos com os nativos

Suas possibilidades de comunicação e de relacionamento aumentam, você mergulha na cultura local, cria um outro tipo de ligação com o lugar e as pessoas – e isso é essencial para o seu crescimento pessoal e profissional.

6. Você gera mais lucro

Você tem a possibilidade de ter uma renda maior, trabalhando com moedas estrangeiras. Conhecer uma segunda língua pode impactar diretamente o seu potencial de crescimento econômico.

Como recomendação, se você decidir estudar uma segunda língua ou se você já trabalha dessa forma, é importante que, além de aulas “acadêmicas”, você pratique regularmente com nativos: com eles você vai aprender o vocabulário, expressões e estruturas necessárias para o dia-a-dia. E, para isso, existem muitos sites que podem ajudá-lo, sem precisar sair de casa. É só você fazer sua própria pesquisa online

Aprender uma nova língua e desenvolver fluência requer tempo, dedicação e empenho nos quais você deve estar preparado para investir, porque vale a pena. Além dos benefícios profissionais de que você pode desfrutar, um segundo idioma vai agregar muito à sua vida pessoal também. Então, se você tiver a oportunidade, o tempo e a vontade, não pense duas vezes.

Clique aqui para encontrar trabalho freelance!