Google lança desafio para desenvolvedoras de games eletrônicos
Os jogos criados pelas participantes vencedoras serão produzidos e lançados no Google Play no começo de 2020
Na ponta do consumo, o mercado brasileiro de games eletrônicos é dominado pelas mulheres. Mas, na produção desses jogos, elas são minoria. Para corrigir esse desequilíbrio, o Google lançou um desafio para desenvolvedoras de games: só o gênero feminino pode participar.
Mais da metade (58,9%) dos brasileiros adeptos dos jogos eletrônicos corresponde ao público feminino. O dado é da Pesquisa Game Brasil (PGB) de 2018.
Porém, as desenvolvedoras de games são minoria – as alunas de cursos de Ciência da Computação e Engenharia somam 15% do total dos estudantes, segundo a Sociedade Brasileira da Computação (SBC).
- USP abre vagas para 45 cursos gratuitos; saiba como se inscrever
- Coursera lança 28 cursos gratuitos foco em IA generativa
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- 64 sites que oferecem cursos gratuitos online com certificado
Assim, o Desafio Change the Game vai premiar as melhores ideias de jogos desenvolvidas por mulheres jovens com idades entre 15 e 21 anos.
Duas vencedoras serão selecionadas e anunciadas em novembro deste ano. Os games que criarem serão produzidos e lançados no Google Play no começo de 2020.
Cursos on-line de programação
Além disso, 500 participantes terão direito a 16 cursos on-line de programação, totalizando 144 horas de aulas.
O júri do desafio será composto por 10 mulheres inspiradoras, ligadas ou não à área de desenvolvimento de games.
Como se inscrever
Podem participar alunas de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. As inscrições devem ser feitas pelo site do Desafio Change the Game até 30 de setembro.
Não é necessário ter experiência em design de games ou programação. A inscrição é feita pelo preenchimento de um formulário com a descrição da ideia do jogo, incluindo sua mecânica, a narrativa e os personagens.
Deve ainda ser respondida a pergunta “Como a ideia do seu jogo está relacionada com o tema ‘O que quero ver no futuro?'”