Guidu: uma mistura bem sucedida de rede social e guia de cultura

22/11/2010 07:01 / Atualizado em 12/03/2013 10:59

Site de relacionamento, guia de cultura e entretenimento e rede social. O Guidu é tudo isso e um pouco mais. Seu grande diferencial é o destaque dado aos usuários e suas opiniões. Os visitantes cadastrados podem enviar dicas e dar a sua avaliação das sugestões de seus amigos de Guidu.

Reprodução Home Guidu
Home Guidu

A idéia surgiu da visão empreendedora de dois amigos, Paulo Veras e Marcus Andrade. O ponto de partida foi a crença no compartilhamento de informações como principal ferramenta para a criação de um conteúdo plural. Trata-se de um guia cultural feito por seus usuários em que diferentes pontos de vista e opiniões proporcionam aos leitores uma visão ampla da atividade cultural da cidade.

A rede funciona com um sistema de pontuação em que cada avaliação de um evento ou estabelecimento vale 3 pontos. A partir daí os outros usuários podem classificar o seu comentário com um clique na mãozinha com sinal de positivo, que vale 1 ponto, ou no sinal de negativo, que vale menos 1 ponto.

A cada semana o usuário com maior pontuação ganha destaque. Esse mecanismo também ajuda os usuários a saberem se seus amigos no Guidu são cinéfilos, botequeiros, baladeiros ou gourmets. A classificação facilita ainda mais o momento da busca por diferentes modalidades de entretenimento.

Apesar do Guidu ser um site e explorar  ao máximo os recursos do universo online, seu objetivo é ajudar o público a se divertir offline. “Queremos que as pessoas saiam de casa, conheçam novos lugares, se divirtam!”, explicam Paulo Veras e Marcus Andrade, seus criadores.

www.guidu.com.br