Hora-bar é método para criar redes de relacionamentos
Quanto do seu tempo você usa para fazer novos contatos e fortalecer relacionamentos?

O Iluminismo foi um movimento global, filosófico, político, social, econômico e cultural, que defendia o uso da razão como o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação. O centro das ideias dos pensadores iluministas era Paris. Este movimento surgiu como reação ao absolutismo europeu, que tinha como características as estruturas feudais, a influência cultural da Igreja Católica, o monopólio comercial e a censura das “ideias perigosas”. O nome Iluminismo fazia alusão ao período vivido até então, desde a Idade Média, período das trevas, na qual o poder e o controle da Igreja regravam a cultura e a sociedade.
Muito bem, o que este breve preâmbulo tem a ver com o tema central deste texto? O movimento iluminista surgiu nos bares e cafés parisienses, onde os intelectuais se encontravam para debater ideias, angústias e inquietudes da época. Nestes momentos de “hora-bar”, brotavam as novas ideias em meio aos diálogos de vários pensadores. Esses encontros eram regulares e aconteciam em horários e locais distintos, não somente em bares. Passaram-se mais de 300 anos, as épocas são outras, mas as angústias e inquietudes dos homens de negócios apenas mudaram de nome: mercados, concorrência, carreira, lideranças, ameaças, oportunidades etc.
Hoje, atribuo a mais de 60% dos meus problemas a qualidade de inéditos. Eu nunca havia enfrentado nada igual na minha vida e não há literatura sobre a sua resolução. A melhor forma que tenho encontrado para solucioná-los é recorrer à minha rede de relacionamentos, que venho construindo ao longo da minha carreira e que se potencializou muito com advento das redes sociais.
Leia a íntegra da matéria de Romeo Busarello.