Instagram Para Negócios: A Importância Da Identidade Visual
Se você não sabe o que é identidade visual, vamos fazer o seguinte exercício: quando você olha para esta maçã aqui abaixo, de que marca você se lembra?
Apple, certo? Mais que isso, ao ver esta maçã, você provavelmente lembra não só da marca, como dos produtos, do design, do Steve Jobs, e assim por diante.
Ou seja, um logo foi o ponto de partida para uma série de lembranças e de experiências que você possa ter vivido com a marca.
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Então, identidade visual é assim: você pode não saber explicar o que é, mas com certeza já vive sob efeito dela quando é impactado por diversas mensagens e imagens ao dia.
Assim como a Apple, diversas outras marcas tem este poder de, através de um logo, de uma fonte, ou mesmo de uma cor específica, já despertar em você lembranças e sentimentos. Podemos citar Netflix, Starbucks, Coca-Cola, até mesmo o Catraca Livre e suas catraquinhas verdes.
Agora você, que está começando ou tem um pequeno negócio no Instagram, vê todas estas marcas grandes e pode me perguntar: mas Rafael, eu nem tenho negócio direito ainda, estou só começando… Preciso me preocupar com identidade visual? E a resposta é: Claro que sim!
Nenhum negócio espera ser grande para começar a levar as coisas a sério. Pelo contrário, é porque eles levam as coisas a sério que eles chegam num patamar acima.
É por isso que hoje precisamos falar sobre a sua identidade visual.
Se você não sabe, no Vitrine360, somos especializados em Marketing Digital no Instagram. Isso significa que, diariamente, analisamos dezenas de perfis de novos negócios, que nos pedem avaliações ou consultorias.
É possível dizer que, se tem algo que 99% destes perfis tem em comum, é falta de identidade visual.
Como percebemos isso? Através da falta de logomarca nas postagens, falta de padrão nas fotos de produtos, uso indiscriminado de imagens completamente diferentes uma das outras em sequência, e a lista segue.
Com o tempo, passam-se semanas e meses de postagens nesse ritmo desorganizado, e o resultado é um feed feio, confuso, em que não se destacam nem os produtos, nem a marca. Vira uma grande bagunça.
É por isso que você precisa pensar urgentemente na sua identidade visual.
E que raios é isso? Bom, Identidade visual é uma série de elementos que representam visualmente o seu negócio, como a sua logomarca, as cores da sua marca, os layouts e a fonte das letras, entre outras coisas.
Todos estes aspectos visuais, conforme se repetem de forma sistemática, começam a criar na mente do seu consumidor uma concepção do que a sua marca representa para elas.
De preferência, ainda, o seu nome pode representar uma idéia, como é o caso do Catraca Livre. Veja, o lema do Catraca Livre é oferecer opções gratuitas de cultura e entretenimento para as pessoas.
E eles representam isso visualmente através desta Catraca. Logo, toda vez que você pensa ou vê esta catraca, você já liga aquela notícia ou imagem a este tipo de possibilidades.
Pense na sua empresa hoje: a sua identidade visual está criando algum tipo de conexão com os seus clientes e seguidores?
Como criar a sua identidade visual?
O primeiro passo para construir sua identidade visual é entender com quem você falando. Para isto, recomendo que você leia nossos textos anteriores sobre nicho de mercado e persona.
Depois disso, você precisa definir itens como: quais cores devem representar sua marca, qual linguagem visual, que referências você quer usar de inspiração.
Por último, é preciso por a mão na massa e criar suas identidade visual. Porém, eu não recomendo que você faça isso da sua cabeça. Invista num trabalho profissional, pois sua identidade visual é, literalmente, o seu cartão de visitas.
Em sites como Workana, ou 99freelas, você consegue, em questão de horas, receber dezenas de propostas de pessoas interessadas em fazer a sua identidade visual, e daí pode escolher a de melhor custo benefício.
Se ainda assim, preferir fazer tudo sozinho, recomendo utilizar o site Canva, que já possui diversos layouts prontos, sendo que você só precisa fazer as adaptações para a sua marca.
Como usar a identidade visual daqui pra frente:
Com sua nova (ou primeira) identidade visual em mãos, agora sim você vai mexer no seu Instagram.
– Comece pelo seu logo, claro, colocando na imagem de perfil (Por incrível que pareça, são muitas as marcas que não fazem isso).
– Passe a aplicar o seu logo em todas as suas postagens
– Na hora de fazer templates (aquelas postagens em que você coloca uma frase, um recado, etc…), passe a utilizar um layout único, que remeta à sua identidade visual.
– Na hora de fazer Stories, mantenha suas cores padrão no fundo, nos textos, e evite mudanças bruscas.
– Na hora de fazer postagens de produtos, tente manter um fundo único, padrão, com menos detalhes possíveis. Lembre-se que o foco é o produto, ele que tem que aparecer ali.
E o mais importante, lembre-se que o trabalho de se manter uma identidade visual é diário. A todo momento você vai ter a tentação de dar uma escapadinha, de postar algo que não combina, e é preciso resistir.
Se conseguir, com o tempo seu feed de Instagram vai mudar completamente. Seus produtos vão ter muito mais destaque, e seu perfil vai ser percebido como muito mais profissional.
Para terminar, lembre-se que essa identidade visual não deve começar e terminar no seu Instagram. Ela deve estar presente nas sacolas, nas embalagens, no site, na sua assinatura de email. Tudo tem que estar conversando.
Identidade Visual é um tema tão importante para sua estratégia de Instagram, que temos uma aula específica só disso no Curso Revoluciona Instagram, parceria entre o Vitrine360 e o Catraca Livre, que tem como intuito, como o próprio nome diz, revolucionar a sua estratégia de negócios.
Para ver mais detalhes sobre o curso, acesse por aqui.
E fique de olho pois, na próxima semana, voltamos com mais conteúdo sobre Marketing Digital no Instagram.