Infográfico: como manter seus objetivos quando perder a motivação

Conteúdo divulgado em parceria com o trampos.co

Se você está tentando trabalhar seu auto-aperfeiçoamento, quebra de hábitos ruins ou uma promoção na carreira, projetos de auto-motivação tendem a ir ladeira abaixo assim que o entusiasmo inicial passa.

Menos de metade das resoluções de ano novo duram mais que 6 meses; inclusive, um quarto delas falha logo na primeira semana. Se você realmente quer alcançar seus objetivos, faz sentido torná-los realistas desde o início – grandes chances de que você vá precisar de uma estratégia para te manter na linha quando sua energia diminuir.

Um clima ruim, obstáculos no caminho ou o sentimento de isolamento podem nos desanimar, mas pessoas próximas e até a tecnologia podem ajudar contra isso. Nós costumamos manter nossos projetos pessoais de aperfeiçoamento para nós mesmos, seja por timidez ou por medo de falhar. Mas, na verdade, compartilhar essas metas com amigos ou mentores é uma ótima forma de melhorar tanto sua rede de apoio como sua responsabilidade para cumprí-las. Você tem menos chances de desistir se souber que tem alguém torcendo por você.

Leia também:
» 23 dicas para (re)começar a sua vida profissional
» Infográfico: 7 dicas para reencontrar a sua motivação
» O que fazer quando você não sabe o que fazer?

Porém, em outras situações, a solução pode estar bem debaixo do seu nariz. Existe uma gama de aplicativos para celular para te ajudar a “formalizar” sua estratégia de conquista dos seus objetivos. HabitForge, por exemplo, é uma ferramenta que te manda encorajamentos diários e conecta você com uma comunidade de apoio. GoalsOnTrack também te dá uma variedade de técnicas profissionais para te ajudar a conquistar qualquer coisa, desde abrir seu próprio negócio até planejar uma viagem ao redor do mundo.

Combinar uma estratégia bem definida de objetivos e recompensas é o melhor plano que você pode ter se quiser sobreviver aos primeiros e inevitáveis obstáculos. E não se esqueça de pegar leve consigo(a) mesmo(a)  — há tanto que cada um de nós pode conquistar: falhas e erros fazem parte do processo de aprendizado.

Para saber mais sobre como tirar o máximo da sua jornada, confira técnicas no infográfico.

Como manter seus objetivos quando perder a motivação:

Dicas para recuperar a motivação

Quer dar um impulso na sua motivação e ter o planejamento necessário para conquistar seus objetivos?

Conheça nosso programa gratuito de Ponto de Partida.