Instituto promove conscientização de moradores para a coleta seletiva
Instituto atua em práticas sustentáveis para condomínios e empresas
O tema da coleta seletiva e da reciclagem já foi muito debatido e pode até ser considerado cansativo. Segundo levantamento feito pela BCC Brasil em conjunto com as prefeituras, em 2013, São Paulo recicla apenas 2,1% do total do seu lixo. Para ajudar esse cenário, o Instituto Muda promove práticas sustentáveis para condomínios e empresas.
A história do Instituto Muda começou em 2007, quando o sócio-fundador, Alexandre Furlan Braz, ainda cursando a faculdade de Gestão Ambiental, queria aplicar na prática os ensinamentos sobre sustentabilidade que aprendia diariamente. “Foi quando pensei em começar a fazer a coleta seletiva em meu apartamento. Comecei levando os materiais recicláveis até o supermercado Pão de Açúcar. Para evitar o deslocamento diário, comecei a procurar por empresas e cooperativas que coletassem em seu apartamento, e já que estas iriam coletar em seu apartamento, porque não de todos os condôminos?”, relata Alexandre.
Por um mundo mais sustentável
- Filha de sacoleira, empresária cria projeto para dar oportunidade a meninas periféricas
- Confira a agenda de atrações para a criançada nesta semana no ABC Paulista
- No Brasil, roteiros nada óbvios para fugir da praia
- Sesc Santo André realiza 3º Festival de Danças Circulares
Juntamente com alguns amigos, Alexandre começou a desenvolver ideias de como implementar outras tecnologias e processos que pudessem tornar o “prédio” mais sustentável. Além de buscar a economia de água e energia, o principal objetivo de Alexandre era aprimorar a conscientização ambiental dos moradores e funcionários do condomínio.
Foi então que o nome Instituto Muda e logo foram criados. “Muda”, porque significa levar a mudança do comportamento consumista e irresponsável, para um consumo consciente e sustentável. “Com sentindo ambíguo, Muda vem da comparação de uma muda de planta que leva um tempo para crescer como a conscientização instalada no prédio”, diz Alexandre.
Segundo Alexandre já foram coletados 4 mil toneladas de materiais reciclados, o equivalente a R$750 mil destinados como doação às cooperativas de reciclagem.De acordo com Braz, desde 2007 a empresa já atuou em mais de 400 empresas e 90condomínios, atingindo um total de 45 mil moradores. Em seus objetivos, a Muda quer promover a conscientização da população, por meio da Gestão de Resíduos.
No caso dos condomínios residenciais, o processo começa com o diagnostico do problema e o desenvolvimento do projeto. Depois disso são implantados os coletores nas instalações e os treinamentos são realizados com os moradores e funcionários. Com isso feito, a responsabilidade da retirada semanal é por parte do próprio Instituto, que repassa esse material às cooperativas.
Para as empresas, o processo é semelhante, porém a cada mês é emitido um relatório de resíduos para acompanhamento interno.
O Instituto recebe cotações de qualquer condomínio ou empresa que tenha interesse. Para entrar em contato com eles, é só ligar para (11) 3881-6017 ou (11) 3881-6035, ou pelo e-mail: [email protected]