Jogo tenta ajudar na recuperação de doenças graves
No ano de 2010, a desenvolvedora de games, Jane McGonigal sofreu um acidente que lhe rendeu uma concussão cerebral. Impossibilitada de realizar atividades cotidianas devido às dores da recuperação, sofrendo com as dores e com sinais de depressão, Jane resolveu que ou acabaria com a própria vida ou transformaria sua recuperação em um jogo.
Esse processo se tornou-se mais divertido e, literalmente, salvou sua vida. O game criado por Jane pode ser jogado por todos, em processo de recuperação ou não. O SuperBetter (em inglês) tem uma dinâmica em que completando os objetivos ganha-se pontos de quatro categorias: Física, Mental, Social e Emocional. Segundo a criadora, exercitando essas habilidades é possível viver mais e com maior qualidade de vida.
Neste ano, McGonigal falou a respeito de sua criação na edição global do TED, o vídeo ainda não está disponível em português, mas pode ser no site da conferência (também em inglês). Para conferir, clique aqui.
- Cientistas revelam possível causa para o surgimento do Parkinson
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
Jogos sociais
O SuperBetter não é o primeiro título lançado com a participação de Jane McGonigal que tem como objetivo melhorar a forma como as pessoas vivem ou atacar problemas globais. O de maior destaque entre esses é o “Evoker”, que teve patrocínio do Banco Mundial e tem como objetivo “empoderar comunidades locais diante de problemas globais”.
Em 2007, a desenvolvedora iniciou a experiência com o jogo World Without Oil, que convidava os jogadores a viver sua realidade como se o petróleo estivesse acabando no mundo. Segundo a própria McGonigal comentou em 2010, durante uma conferência do TED, boa parte dos jogadores se sentiram estimulados a consumir menos combustivel mesmo após parar de jogar.
Esses jogos, fazem parte de uma tendência que começou a aparecer quando boa alguns desenvolvedores perceberam o potencial educacional e transformador que os jogos eletrônicos podem ter. Um dos exemplos desse movimento, conhecido como “Serius Games” (jogos sérios, tradução livre) é a rede “Games for Change”, criada em 2004. No site é possível encontrar vários outros exemplos desse tipo de game.