Jovens sonham em ter negócios próprios

Pesquisa realizada pela Cia de Talentos aponta que jovens entre 17 e 26 anos sonham em ter o negócio próprio. Esta, para eles, é a solução que atende expectativas em relação ao ambiente de trabalho, bem como realização profissional e retorno financeiro. As análises foram divulgadas esta semana e corresponde a 56% da amostra.

Além disso, há também quem queira trabalhar em grandes corporações. Encabeça a lista a Petrobrás, seguido de Google. A Vale, que se manteve em quarto lugar na escolha dos jovens brasileiros desde 2008, agora garantiu o terceiro lugar. As outras empresas escolhidas por estes jovens, estudantes e recém-formados, com idade entre 17 e 26 anos, através de pergunta aberta (sem alternativas), para ocuparem do quarto ao décimo lugar são respectivamente: Itaú, Nestlé, Unilever, Odebrecht, Natura, Ambev, Rede Globo.

Eike Batista

Os jovens brasileiros indicaram como líder o empresário Eike Batista e há três principais justificativas para esta escolha: 61% justificou esta escolha pelo seu empreendedorismo e capacidade de inovar, 21% por sua clareza do que quer e de como chegar lá e 7% por suas características pessoais (determinação, disciplina, humildade etc).

No ranking dos 10 líderes brasileiros mais admirados pelos jovens, Eike Batista ficou à frente de Lula, Dilma Roussef, Roberto Justus, Gestor/Ex-Gestor, Pai/ Mãe, Bernardinho, Silvio Santos, Professor/ Coordenador/ Reitor, Abílio Diniz.

Por Redação