Marketing pessoal: 7 atitudes para crescer profissionalmente

Em parceria com Superela
17/10/2016 18:03 / Atualizado em 07/05/2020 04:18

A Coach de Negócios Renata Lopes dá dicas de como você pode fazer seu marketing pessoal para ser promovido:

Marketing é uma forma de fazer com que um produto ou serviço, seja conhecido, apreciado e comprado. Um profissional quando se coloca no lugar de fornecedor do seu serviço e habilidades, deve fazer o mesmo. Ou seja, tornar-se conhecido, apreciado e selecionado pelos seus superiores e colegas para fazer parte de suas equipes de projetos ou departamentos. E o nome disso é marketing pessoal! (leia mais aqui também).

Mas, afinal de contas, você saber fazer marketing pessoal? Bem, autoconhecimento é o ponto de partida, pois sua estratégia de apresentação deve ter como base a realidade de suas qualificações e comportamentos. Quando você se conhece verdadeiramente, saberá seus pontos negativos e criará formas de minimizá-los.

Não basta fazer o que se pede e querer ser reconhecida dentro da empresa. Há características que destacam alguns profissionais e se você ainda não tem elas, precisa aperfeiçoá-las com muita disciplina e paciência! Não se chega à excelência de uma hora para outra.

Características de um bom marketing pessoal:

  • Liderança – é uma capacidade intrínseca de influenciar outros, são conhecidos como formadores de opinião.
  • Confiança – tem segurança ao falar e por isso suas informações são confiáveis.
  • Visão – sabe o que fazer e porque faz seu serviço, quando adquire experiência é capaz de sugerir melhorias na sua rotina, bem como de seus colegas.
  • Espírito de equipe – oferece ajuda aos colegas mesmo quando não foi solicitado, mostrando disposição em servir.
  • Maturidade – consegue resolver conflitos sem gerar novos conflitos.
  • Integridade – faz o seu trabalho sem prejudicar ninguém, não puxa o tapete dos colegas e nem é ambicioso ao ponto de roubar ideias dos colegas
  • Visibilidade – é o primeiro a se oferecer para novos desafios, ficar escondidinho não o fará ser lembrado. Levanta a mão e deixa claro que deseja aquele projeto.
  • Empatia e otimismo – reconhece as entregas bem feitas dos profissionais ao seu redor mesmo que não seja o chefe delas, cria laços e é uma pessoa otimista diante das pressões.
  • Paciência – não tem pressa em subir na empresa, sabe que é preciso tempo para que a empresa conheça suas habilidades e continua entregando um bom trabalho.

Agora que você sabe as características de um bom marketing pessoal chegou a hora de saber o que as empresas observam na hora de uma promoção! E a grande maioria enxerga o que você faz de diferente. Não escrevo em ordem de importância, mas para você saber o que os gestores consideram no momento da escolha:

1. Planejamento

Sua carreira está em suas mãos, por isso leve a sério todos os feedbacks e avaliações de desempenho que vai passar ao longo da sua vida profissional. Tire desses momentos informações importantes para trabalhar nos seus pontos fracos. Quem se ajusta rapidamente as necessidades da empresa tem mais oportunidades de desafios. Nem sempre a empresa vai investir no seu desenvolvimento profissional.

Sabendo onde você quer chegar, invista do seu bolso no seu aperfeiçoamento, seja uma faculdade, um curso de idiomas, coaching, mentoring ou qualquer outra ferramenta. Inclusive estou formando grupos online para profissionais que queiram planejar suas carreiras: o Agile Coaching é um curso para quem quer explorar o próprio potencial profissional e precisa de resultados rápidos e o Carreira Ativa é para quem quer fazer um planejamento de carreira em qualquer fase da vida profissional, leitoras do Superela tem desconto de 10% usando o cupom “SUPERELA2016”.

2. Experiência

Conhecimento técnico é importante principalmente para quem lidera uma equipe, mas não perca a visão de todos os departamentos da empresa. Entender como seu departamento se relaciona com os demais departamentos da empresa pode trazer excelentes oportunidades de projetos. Tive um aluno na pós-graduação, que em um dos trabalhos que passei, me disse que sua área financeira já tinha implantado o projeto que sugeri. Mas ele vislumbrou a oportunidade de expandir para o departamento contábil. Além de entregar o projeto final, ele acabou afetando positivamente a produtividade de outra equipe. E com isso ganhou novos conhecimentos. Esse pequeno exemplo é para mostrar que sair de uma posição confortável e assumir um novo desafio pode ser uma oportunidade de chamar a atenção dos seus superiores, afinal se corre um risco com esse movimento e passa a ter uma experiência diversificada.

3. Networking

Continue lendo aqui: Marketing pessoal: 7 atitudes que podem garantir sua promoção