Ministério do trabalho lança app com vagas e outros serviços
Ferramenta informa trabalhadores sobre oportunidades de acordo com localidade e perfil profissional
O Ministério do Trabalho lançou, nesta terça-feira, uma ferramenta para celulares que permite ao trabalhador encontrar vagas de emprego e ter acesso facilitados a outros serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine), sem precisar se dirigir à agência.
O aplicativo “Sine Fácil” permite, segundo ministério, agendar entrevistas com empregadores, acompanhar a situação do seguro-desemprego e acessar outras ferramentas do Sine.
O aplicativo viabiliza aos trabalhadores o cadastro de seus currículos e contatos, que poderão ser acessados pelas empresas que oferecem as vagas de emprego. É possível incluir informações como exigências, benefícios, valor do salário, localidade e tipo de contratação. Se o trabalhador se interessar pela vaga, ele será direcionado para agendar a entrevista.
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A ferramenta também permite visualizar informações sobre o abono salarial e consultar contratos de trabalho cadastrados. O ministério afirma que o aplicativo vai evitar custos para o trabalhador, como gastos com transporte e alimentação, e tempo de espera em filas.
Como usar o aplicativo?
O aplicativo que é gratuito e está disponível apenas na versão para celulares com sistema Android e em breve também para iOS. É de fácil utilização, mesmo por aqueles com pouco conhecimento de tecnologia.
Para poder utilizar o aplicativo, o trabalhador deverá ter um código de acesso (QR Code) que pode ser obtido no portal Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br), que também é lançado nesta data; nas unidades de atendimento do Sine; no documento que ele recebe no ato da rescisão de contrato; ou na solicitação do seguro desemprego.
Emprega Brasil: cursos de qualificação e mais
Também na última terça-feira, foi lançado o Portal Emprega Brasil , que reunirá diversos serviços do órgão. Nele o usuário poderá encontrar informações variadas, como oferta de vagas, cursos de qualificação profissional, concessão de seguro-desemprego, entre outras.
A plataforma, que também pode ser acessada via Portal de Serviços do Governo Federal (www.servicos.gov.br), tem o objetivo de melhorar a comunicação com o cidadão e ampliar o atendimento virtual, reduzindo a necessidade de o trabalhador ir a um posto de atendimento para requerer os serviços do Ministério.