Mulheres Arteiras: cooperativa busca aumentar renda com a confecção de produtos ecológicos

Por: Catraca Livre
Os pufes são feitos com garrafa PET e revestidos com couro sintético (Imagem: Divulgação)

A cooperativa “Mulheres Arteiras” atua desde 2006 para ajudar mulheres de baixa renda. O projeto surgiu devido a um incentivo do Projeto de Geração de Renda do Programa Habitar Brasil, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Niterói.

Em 2007, com a realização de diversos cursos dirigidos às mulheres do Morro da Cocada e adjacências, formou-se um grupo de artesãs com o intuito de constituir uma cooperativa. Atualmente, a empresa é constituída por 20 artesãs, sendo que 10 trabalham na sede da empresa e o restante trabalha diretamente de casa.

O intuito do projeto não é a confecção de materiais em alta quantidade, mas proporcionar uma qualidade de vida melhor para as profissionais por meio do aumento da renda.

A cooperativa trabalha com a produção de dois produtos: pufes artesanais, com estrutura em garrafas PET, revestidos em couro sintético ou tecido, bolsas ecológicas destinadas para a substituição das sacolas de plástico, estojos e nécessaires. A venda dos produtos é feita pelo e-mail da empresa ou na própria sede.