Multitasking: A habilidade de fazer mil coisas ao mesmo tempo

A maioria dos profissionais freelance são Multitasking, ou seja, fazem mil coisas ao mesmo tempo. Descubra se você também é! ;)

19/08/2016 14:23 / Atualizado em 07/05/2020 03:58

Você já pensou se realmente temos a capacidade de multitasking? As opiniões podem ser diferentes. Em primeiro lugar, teríamos que concordar sobre o que exatamente significa o termo multitasking. Por definição, pode significar realizar várias tarefas simultaneamente, ser “multitarefa”. Esse é o momento de imaginar um cara com dois braços a mais e – por que não? – um par de olhos extras Sem ir ao extremo, se você pensar sobre isso, muitas vezes, em nossa vida cotidiana, nós ligamos o modo multitarefa: por exemplo, quando ouvimos, pela manhã, as notícias na TV, revisamos a lista de compras para a noite, enquanto preparamos o café para enfrentar o dia. Esse é um exemplo bem simples.

Mas há muitos que entendem o multitasking como a capacidade de saltar rapidamente de uma tarefa para outra e é esse sentido que vamos usar neste post…

Quais são os benefícios do multitasking?

Entre os benefícios, podemos dizer que o multitasking gera um aumento na criatividade (ter diversas atividades para realizar ao longo do dia pode servir como motivação e trazer uma boa dose de diversidade ao seu dia, para evitar a monotonia e o tédio), além de ajudar a minimizar estes períodos de tempo improdutivo.

 
 

O que podemos fazer como freelancers quando temos que executar várias tarefas?

Priorize atividades

Se você tem em mente muitas coisas para fazer e não sabe por onde começar, você pode entrar em crise. Evite o desespero e organize o seu dia com uma lista de prioridades. Nela, agrupe atividades similares (por exemplo: fazer todas as ligações que você tiver que fazer, mesmo que sejam sobre assuntos diferentes) e aproveite o seu tempo ao máximo. Assim, fica mais fácil a troca de uma atividade para outra – tendo em mente como será seu dia, quais as tarefas fundamentais para o progresso nas demais, quais prazos você deve gerenciar, de modo que você seja o mais produtivo possível.

Deixe de lado suas atividades pessoais

Nós não estamos dizendo para sacrificar sua vida pessoal em prol de seu trabalho. Ambos podem ser equilibrados e podem complementar perfeitamente um ao outro. O que sugerimos é que, se possível, ainda mais quando você tem um dia difícil pela frente, tente deixar suas atividades pessoais para antes ou depois de sua jornada de trabalho. Isso ajudará você a ser mais produtivo.

Peça a ajuda de um colega

Se você perceber que está sobrecarregado e achar que não vai conseguir concluir a tempo o que você tinha em mente, recorra a um colega para ajudá-lo na realização da tarefa. Este é um dos muitos recursos que você tem à sua disposição quando o negócio complica na hora de atender um determinado prazo.

Defina limites de tempo

No turbilhão do multitasking, é bom que você separe um tempo específico para cada tarefa antes de pular para a próxima. Assim, você pode ficar mais focado e ter um desempenho melhor. Na hora de montar sua lista de prioridades, busque também determinar um prazo para realizar cada tarefa.

Faça uma pausa

É importante fazer pequenos intervalos durante o dia, para desligar sua mente e voltar ao seu nível “ótimo” de desempenho. Vale um curto passeio, um café na mão enquanto vê o vídeo mais recente de sua banda favorita ou um cochilo de 15 minutos – o suficiente para retomar suas atividades revigorado.

O essencial – no pior dos casos – é que você tenha a capacidade de distinguir quando uma tarefa é realmente importante. Nesse caso, evite o multitasking e dedique 100% de seu foco e atenção à prioridade atual.

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