Na hora de viajar para lugares desconhecidos, “alugue” um amigo para ser o guia local
Pessoas que viajam acabam se tornando reféns de grandes filas em volta de museus ou se vêem presas em um chatíssimo city tour. Isso porque, na maioria das vezes, elas não têm boas indicações de moradores locais sobre programas alternativos e menos “cilada para turista”.
Mas um novo projeto propõe uma solução interessante para isso. O “Rent a Local Friend” incentiva, literalmente, que viajantes aluguem um amigo local por algumas horas e façam com ele programas divertidos e pouco conhecidos por turistas em sua cidade.
Aluga-se
- Sol, mar e diversão: os 3 melhores destinos para viajar em abril
- Descubra por que a Albânia está conquistando viajantes do mundo todo
- Câncer de pulmão: sintomas e fatores de risco cruciais para você saber
- Quanto custa viajar para a Itália? Confira dicas e custos detalhados
O funcionamento é simples. Uma pessoa entra no site do projeto, escolhe a cidade para onde vai e vê os “amigos” cadastrados nesse local. Aí escolhe um pelo idioma e por interesses em comum. Depois disso, agenda-se o passeio e o amigo alugado confirma se estará disponível ou não. Acertada a reserva, o visitante paga uma taxa equivalente a meio dia de passeio (4 horas) ou a um dia inteiro de passeio (8horas). O valor varia conforme o custo de vida da cidade. Em São Paulo, por exemplo, o dia inteiro custa R$260, enquanto em Paris o valor é de €120. Se o viajante se interessar pelo perfil amigo local, mas não conseguir agendá-lo ainda é possível pedir que ele faça uma seleção de dicas e lugares da cidade e envie pela internet.
A ideia surgiu há cerca de três anos, quando a jornalista Alice Kuntz Moura morava no exterior. “Eu viajava para cidades em que moravam amigos meus”, conta, “e pedia para eles serem meus guias por um dia. Depois, quando voltei, comecei a recebê-los e fazer o mesmo. Pensei então que essa atividade poderia ser uma coisa mais oficial, um verdadeiro aluguel de amigos locais.”
Os interessados em participar da atividade podem se cadastrar para serem amigos locais e receberem viajantes do mundo inteiro. Para isso, basta atender a alguns requisitos (como ser maior de idade, ter horas livres ou falar inglês) e se inscrever no site. Na página também é possível descobrir mais informações sobre como tudo funciona.
Hoje, o negócio reúne amigos em 45 cidades. A intenção, como explica Alice, é “não só facilitar a viagem de alguém, o que é importantíssimo, mas também aproximar pessoas de interesses comuns, ligadas pelo mesmo perfil. Sabe a expressão ‘tô te alugando’? Nosso trabalho é só colocá-la em prática de forma divertida e organizada”, define.