Na Inglaterra, empresa procura tradutor de emojis

A empresa inglesa Today Translations está em busca de um tradutor: até aí nada fora do comum, não fosse a sua especialidade "linguística": neste caso, emojis. É que, embora muita gente não saiba, os emojis tem, sim, um significado.

A empresa inglesa Today Translations está em busca de um tradutor: até aí nada fora do comum, não fosse a sua especialidade “linguística”: neste caso, emojis. É que, embora muita gente não saiba, os emojis tem, sim, um significado.

Como, por exemplo, os macaquinhos tapando os olho, ouvidos e boca, que remetem à cultura japonesa. E para que isso não passe despercebido é que existe a função de tradutor de emojis.

No anúncio da vaga, a empresa justifica: “A tradução de emojis é um campo em ascensão, porém dominado pela análise de dados através de softwares, que são normalmente pouco sensíveis a muitas diferenças culturais no uso e na interpretação”.

Emojis surgiram no Japão, no início dos anos 90 e ganharam destaque após popularização dos smartphones

Tendências

Ainda segundo a descrição, o eventual consultor terá que entregar relatórios mensais sobre tendências no campo de emojis, além de pesquisas sobre os diferentes usos e interpretações das figurinhas. O salário não é explicitado, sendo classificado apenas como “competitivo”.

Origem dos emojis

Os emojis estão disponíveis em celulares no Japão desde os anos 90, mas somente se tornaram um fenômeno global depois de 2011, quando os iPhones passaram a incluir teclados com as figuras. Hoje, eles estão disponíveis também nos celulares Android.