Negócios sociais: quando mudar o mundo vira profissão

Um oferecimento da Braskem

Negócios sociais são tendência nos países emergentes

Pode parecer coisa de gente utópica, mas mudar o mundo e viver disso é possível, sim. Essa já é a realidade de milhares de pessoas, que resolveram seguir seus sonhos de fazer a diferença por meio do empreendedorismo social.

Essa modalidade de negócios é como qualquer outra, com fins lucrativos, produtos e serviços e um mercado a ser atendido, mas o que a diferencia dos negócios tradicionais é o objetivo principal de gerar impacto positivo na sociedade.

Segundo especialistas, esse tipo de negócio pode ser desenvolvido baseado em qualquer problema social, seja na área da saúde, transporte, educação, habitação, saneamento, serviços etc. Os exemplos vão desde uma clínica que oferece tratamento odontológico a preços acessíveis até banco de microcrédito para moradores de favelas.

A ARTEMISIA, organização que é referência no fomento de aceleração de negócios de impacto social no Brasil, articulou com investidores, só nos últimos quatro anos, R$32 milhões para novas empresas. Para a organização, negócios ligados à educação privada de baixo custo, startups com foco na empregabilidade do jovem brasileiro e serviços financeiros diferenciados para a baixa renda terão espaço para crescer no Brasil nos próximos anos.

Embora a ideia de fazer o bem e lucrar ao mesmo tempo soe contraditória para algumas pessoas, várias empresas sociais consolidadas há anos no mercado provam que isso é viável e tendência nos países emergentes. Abaixo listamos alguns casos de sucesso para te inspirar.

LuminAID – É uma lanterna de energia solar, inflável e resistente à água. Foi desenhada especificamente para atender o Haiti pós-terremoto, que sofria com a falta de iluminação e insegurança nas ruas e nos acampamentos. Uma solução simples e ideal para situações de socorro em regiões remotas.

Lanterna inflável foi uma solução usada no Haiti após o terremoto

Cisterna rotomoldada de PE– Projeto desenvolvido pela Braskem em conjunto com o cliente para atender a demanda por cisternas eficazes, duradouras e de fácil instalação para amenizar o problema da seca no semi-árido brasileiro.

Cisterna resistente e de fácil instalação usada no semi-árido

X-Runner – É um vaso sanitário que além de não usar água, separa dejetos líquidos e sólidos. O produto foi desenvolvido para evitar contaminações em regiões carentes de saneamento básico.

Vaso que dispensa água é alternativa em comunidades pobres