O porquê de você não precisar mais comprar
A economia de compartilhamento é uma tendência que vem conquistando cada vez mais adeptos – muitos deles sem sequer saber que fazem parte deste modelo mais colaborativo. Se você utiliza serviços de plataformas como Aribnb, Uber, Pegcar ou Enjoei, por exemplo, você já aderiu a ela e está fazendo parte de transformações importantes nos hábitos e crenças da nossa sociedade.
Quer saber como? O Pegcar listou algumas transformações que a economia compartilhada está trazendo para nosso dia a dia. Confira!
1. Relação com propriedade
Será que precisamos realmente ter um carro, uma casa na praia e uma furadeira? Com a economia compartilhada estamos mudando nossas crenças sobre a necessidade de acumular bens individuais para ter acesso a diferentes experiências e soluções. Desta forma, aumentam nossas possibilidades e reduzem-se nossos custos.
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
Ao mesmo tempo, perdemos o estranhamento em compartilhar: cada vez mais torna-se comum receber um desconhecido em nossa casa ou alugar nosso carro para outra pessoa, por exemplo.
2. Criação de comunidade
Esqueça a máxima de que a internet está afastando as pessoas, pois com a economia compartilhada está acontecendo justamente o contrário. Ao gerar vínculos muito além do que os comerciais no acesso aos serviços, este modelo possibilidade que você se conecte com pessoas de seu bairro, de sua cidade e até de outros países.