O que é e Como Usar Hashtags: Um Guia Prático Para Não Esquecer

07/06/2018 09:56 / Atualizado em 03/07/2018 11:36

Se você está minimamente conectado às redes sociais, já deve ter vistos várias vezes as hashtags por aí. Elas nada mais são que palavras (uma ou mais de uma juntas) que utilizam o símbolo popularmente chamado de “jogo-da-velha”, na frente. Por exemplo, #catracalivre, #vitrine360, #marketingdigital, #brincos.

Ao contrário do que muita gente pensa, elas têm uma função muito mais importante do que simplesmente serem engraçadinhas ou incrementar um post visualmente. Isso porque, no Instagram, são elas que alimentam o algoritmo de busca da plataforma. Logo, se você utiliza o Instagram para Negócios, não utilizar hashtags significa que você simplesmente não irá aparecer em buscas dos usuários. Mau negócio, certo?

Veja um exemplo: qualquer pessoa que queira buscar sobre um assunto no Instagram, seja ele “brincos”, ou “futebol”, ou “sexo”, fará a busca com o símbolo “#” na frente: #brincos. Quando isto é feito, o Instagram, por sua vez, vai buscar em TODOS os posts já feitos, por aqueles que utilizaram #brincos em seus posts, e vai mostra-los à pessoa que está procurando.

Dessa forma, as hashtags são fundamentais para que você consiga com que novas pessoas encontrem as suas postagens MESMO que elas não sejam suas seguidoras, bastando para isso que elas estejam procurando pela palavra-chave que você utilizou no seu post.

Erros que as pessoas cometem ao utilizar hashtags:

É por isto que este assunto tem tanta relevância no universo das redes sociais. O problema é que, ao tentar acertar, muitas pessoas cometem vários tipos de erros que fazem com que a estratégia não funcione. Pensando nisso, selecionamos aqui 3 deles que você não deve cometer na hora de postar as suas:

  • Utilizar hashtags que ninguém busca

É comum para pessoas que estão começando quererem inventar a roda na hora de colocar suas hashtags. Para isso, elas saem criando hashtags diferentes, criativas. O problema, porém é que, se ninguém busca por elas, você está apenas jogando uma oportunidade no lixo.

Procure conhecer bem seu público-alvo (se precisar, veja nosso texto sobre Persona), para saber que tipo de buscas eles fazem e que tipo de hashtags eles costumam seguir no Instagram, dessa forma, você garante que sempre aparecerá no feed deles.

Outro tipo de hashtags muito comuns que muita gente põe mas ninguém busca são as em inglês. O problema é que elas vão ser vistas em sua maioria por pessoas de fora do Brasil, e isso não vai ajudar em nada o seu negócio.

  • Utilizar em excesso

Desde o início de 2018, o Instagram recomenda que você utilize apenas 6 a 8 hashtags por postagem. Isso acontece porque as pessoas estavam exagerando na dose, colocando até 30 hashtags no mesmo post, o que causava uma poluição visual muito grande.

Atualmente, o Instagram considera o uso exagerado de hashtags como uma prática de spam, e restringe o alcance de publicações que façam isso. Então, tente escolher cuidadosamente essas 6 a 8 hashtags. Afinal, você não tem muitas chances para errar.

  • Não utilizar sempre

Por mais importantes que elas sejam, ainda é muito comum ver perfis de negócios que não colocam hashtags, ou então que colocam em alguns posts e esquecem em outros.

É preciso entender que esta é a maneira gratuita mais fácil de conseguir aumentar sua base de seguidores. Então, a cada postagem que você abre mão de utilizar hashtags, é uma chance a menos de expandir o seu negócio e impactar mais pessoas.

Tenha em mente que, se não for para utilizar hashtags, às vezes é melhor nem postar.

Como recomendação, existem alguns sites nos quais você pode fazer uma extensa pesquisa sobre elas, e selecionar assim aquelas que tenham mais a ver com o seu negócio.

Por exemplo, no allhashtags, você consegue ver quais as hashtags mais buscadas. Porém, sempre recomendo que você as teste no instagram antes e avalie se tem um número bom de buscas.

Assim, o que você pode fazer é selecionar 20 a 30 hashtags para o seu negócio e daí brincar com elas de acordo com cada postagem, selecionando aquelas que mais tenham a ver com aquele post em específico.

Hashtag é um tema tão importante para sua estratégia de Instagram, que temos uma aula específica só disso no Curso Revoluciona Instagram, parceria entre o Vitrine360 e o Catraca Livre, que tem como intuito, como o próprio nome diz, revolucionar a sua estratégia de negócios.

Para ver mais detalhes sobre o curso, acesse por aqui.

E fique de olho pois, na próxima semana, voltamos com mais conteúdo sobre Marketing Digital no Instagram.