ONU lança site voltado à recolocação profissional de refugiados

Atualmente, cerca de 10 mil refugiados, oriundos de 105 países como Paquistão, Congo, Colômbia ou Palestina, vivem em situação de refúgio no Brasil

Por: Redação

Atualmente, cerca de 10 mil refugiados, oriundos de 105 países como Paquistão, Congo, Colômbia ou Palestina, vivem em situação de refúgio no Brasil. Desse total, pouco mais de 5 mil tem registro ativo no país, sendo que 52% moram em São Paulo, 17% no Rio de Janeiro e 8% no Paraná.

A população síria representa 35% dos refugiados com registro ativo no Brasil. Os números são do Comitê Nacional para Refugiados do Ministério da Justiça.

Em meio à crise de desemprego instalada no Brasil, o Pacto Global e a Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) anunciam a criação do projeto Empresas com Refugiados. A iniciativa tem como objetivo de facilitar a contratação de refugiados que vivem no Brasil.

Crédito: Getty Images/iStockphotoAs pessoas refugiadas estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opinião política

Voltada para empresas, a plataforma oferece orientação sobre o processo de contratação de refugiados.

A plataforma é voltada para as empresas, que podem buscar, no site, orientação sobre o processo de contratação de refugiados. Para isso, basta apenas o documento de pedido de refúgio para o registro de contratação pelas empresas.

Segundo levantamento divulgado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o mundo registra o maior número de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial. Os motivos, segundo o oficial da ACNUR Paulo Sérgio Almeida, são diversos: “Por ter tido uma opinião política, por causa de sua fé, por causa de sua raça. Deixam uma vida para trás e chegam em outro lugar novo para recomeçar”.

Quer ajudar ? Acesse o site Empresas com Refugiados. 

1
01:38
Cachorros no escritório melhoram o ambiente de trabalho
Ambiente de trabalho saudável, acolhedor, com redução de estresse e melhora de relacionamento entre a equipe são os benefícios que …
2
01:20
5 dicas para ser um freela bem sucedido
Existem vários pontos positivos em atuar como freelancer no mercado. Mas, para conseguir ser bem sucedido nessa carreira é preciso …
3
01:36
5 mudanças da reforma trabalhista
Confira o que mudou na relação entre trabalhador em empresa com a aprovação da reforma trabalhista.Gostou? Deixe um like e …