Oportunidade para jovens inovadores

Na mesma semana da aprovação dos 17 Objetidos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Changemakers da Ashoka em parceria com a Unilever lançaram o desafio Sustainable Living: Young Entrepreneurs Awards“.
Este desafio alavancará empreendimentos sociais de jovens que tenham até 35 anos de idade e que abordem algum dos 8 ODS selecionados para o desafio. Serão 7 finalistas, o ganhador entre eles receberá 50 mil euros em dinheiro, 25 mil euros em mentoring e o Prêmio Young Sustainablity Entrepreneur do HRH Prince of Wales em um evento em 2016 em Londres.
Cada um dos demais 6 finalistas receberá 10 mil euros em dinheiro e 10 mil euros em mentoring para seu empreendimento.
As inscrições estão abertas até o dia 18 de novembro e podem ser feitas apenas em inglês
 
Estes são os 8 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável selecionados para o desafio, ganhadores de edições anteriores e empreendedores sociais da rede da Ashoka estão trabalhando com estes temas, como é o caso da Njideka Harry (foto abaixo), que trabalha pela igualdade de gênero. Njideka fundou a Youth for Technology Foundation (YTF), que ensina meninas e mulheres nas áreas rurais da Nigéria a utilizarem tecnologia para transformar suas realidades. Hoje a YTF atua também no Quênia, Camarões, Uganda e na Colômbia.
Outra iniciativa que foi premiada no passado é o Sistema Biobolsa, do jovem empreendedor Alex Eaton (foto abaixo), que são biodigestores distribuídos em zonas rurais do Mexico e em 9 outros países. As Biobolsas transformam fezes (de porcos, vacas e, sim, até de humanos) em biogás e fertilizante orgânico, assim criando insumos extremamente saudáveis e ricos para a produção agrícola, bem como energia para ser usada na forma de gás.
Se interessou? Conhece algum jovem inovador que possa participar? Veja  a página do desafio, as inscrições estão abertas até o dia 18 de novembro.