Paleta mexicana ou esmalteria? Pesquisa aponta tendências do mercado de franquias
O mercado de franquias é sempre um cenário de novidades. No final da década passada, o frozen yogurt era a grande novidade. Na sequência vieram os cupcakes, as esmalterias, entre outros produtos. No ano passado, as lojas de bolos caseiros e paletas mexicanas se tornaram as grandes protagonistas do setor.
Mas nesse cenário há um movimento que se repete: depois da febre relacionada ao produto – e o surgimento de diversas lojas – apenas as marcas mais bem estruturadas permanecem no mercado. Dentro deste contexto, a Folha de S. Paulo realizou uma pesquisa com consultorias e grupos de franquia e aponta quais as tendências do setor para os próximos meses.
Existem atualmente no Brasil 2.941 marcas de franquia. De acordo com a reportagem, a Associação Brasileira de Franchising espera um aumento de 8% (235) até o final do ano, mesmo com as perspectivas pessimistas para a economia. Veja a seguir alguns dados apontados pela pesquisa:
Franquias em queda ou crise: Esmalterias, Lavanderia, Turismo, Paleterias e Bolos Caseiros.
Franquias em alta ou tendências: Franquias de Tecnologia, Saúde e Sustentáveis.
Setores com mais lançamentos nos próximos meses:
Alimentação – Doce, Sanduíche, Cachorro-quente, Sorvete e Bolo.
Serviços – Estética, Clínica, Consultoria e Academia.
Comércio – Vestuário e Farmácia.
Veja a reportagem completa no site da Folha de S. Paulo.