Perca o medo dos testes online nos processos seletivos

Depois da triagem eletrônica dos candidatos a programas de estágio e trainee que possuem os pré-requisitos determinados pelas empresas, vêm os testes online.

Eles podem ser aplicados para avaliar o candidato em diversos aspectos: raciocínio lógico; domínio do português e outros idiomas; conhecimentos gerais e sobre a empresa; personalidade e comportamento etc.

Como são formatados de acordo com as necessidades de avaliação de conhecimentos e competências específicas de cada organização, os testes online não têm um padrão predeterminado de perguntas. São únicos.

Mas para te ajudar a encarar com autoconfiança esse primeiro desafio do processo seletivo para a vaga que tanto deseja conquistar, vamos te dar algumas dicas:

1) Não minta pra si mesmo – Não adianta pedir para aquele amigo fluente em inglês ou brilhante em matemática fazer o teste por você. Ele não estará lá no seu dia a dia para responder e-mails ou participar de reuniões. Além disso, recorrer a outra pessoa para fazer algo que é de sua responsabilidade não é a melhor forma de começar a sua carreira.

2) Prepare-se – Se você tem alguma dificuldade com português, inglês ou outro idioma, por exemplo, reveja regras de gramática e vocabulário. Também vale a pena fazer provas de raciocínio lógico em simuladores na internet para se preparar. E mantenha-se informado sobre o cenário de negócios em que a empresa onde quer trabalhar está inserida.

3) Seja honesto ao descrever o domínio de idiomas – Caso tenha dúvida, procure uma escola conceituada e faça um teste para saber o quanto realmente domina outro idioma. Se for preciso, aproveite a oportunidade para fazer um intensivo ou aulas extras.

4) Não fique imaginando coisas – Em testes de tendências de comportamento é comum ter a preocupação em dar a resposta “certa”. No entanto, nesse tipo de avaliação não existe resposta certa. Sem contar que, mesmo sem saber, você pode estar sendo avaliado em diversos aspectos. Uma redação, por exemplo, pode servir para avaliar a sua capacidade analítica, saber se você escreve bem ou simplesmente para te conhecer melhor.  Então, dê o seu melhor sem fantasiar os porquês.

5) O teste é apenas uma etapa do processo seletivo: se você pretende se destacar em sua vida profissional, não fique paralisado frente aos desafios. Eles serão constantes.

Confie em você, prepare-se e siga em frente.