Pesquisa aponta urgência em empreender com foco na terceira idade

Conteúdo divulgado em parceria com o Wall Jobs 

Em parceria com Theo do WallJobs
14/06/2017 11:21

Os idosos representam 14% da população brasileira, mas em 2030, em pouco mais de uma década, o número de idosos no Brasil irá superar o contingente de jovens e em 2050 já serão 30% da população.

No entanto, a produção digital voltada a este “novo velho” está ainda a engatinhar aqui no Brasil. Isso tanto em mídias sociais como em outras tecnologias, a exemplo de aplicativos. Diferente dos EUA e Europa, onde já temos profissionais que trabalham especificamente para atender a este público, a terceira idade, e onde vemos até mesmo muitos idosos blogueiros, youtubers.

O que fica evidente, com base nos números, é que há uma demanda enorme não atendida e consequentemente um grande mercado a ser explorado por empreendedores digitais, suas inovações e startups.

Sabemos que a internet tem ajudado na interação social deste idoso e com isso contribui para a diminuição de doenças relacionadas a depressão.

O principal objetivo de uma pesquisa recente feita por um estudante de Mídias Digitais da Universidade Belas Artes de São Paulo, Thiago Henrique Campos, é encontrar meios para que empreendedores digitais possam construir uma ponte entre as gerações, conectando o idoso aos mais jovens numa via de mão dupla para a troca de conhecimento.

Para auxiliar na pesquisa, clique aqui.

Dagny Carlsson, blogueira de 105 anos, uma realidade do século 21
Dagny Carlsson, blogueira de 105 anos, uma realidade do século 21

A sueca Dagny Carlsson nasceu em 1912, no ano em que o navio Titanic afundou. Depois de ver duas guerras mundiais, o novo desafio da vívida senhora, passava a ser uma máquina chamada computador e sua rede mundial, conhecida como internet. Depois desse encontro, aos 100 anos ela lança seu blog e aos 105 alcançou o status de celebridade.

“Os idosos não são tão estúpidos como a sociedade pensa. É preciso mudar esse conceito. As pessoas mais velhas são tratadas, em geral, ou como se fossem crianças, ou como se fossem idiotas. Dizem aos idosos, ‘você não entende isso’, ‘meu velhinho’ e coisas assim. Eu digo que os idosos merecem mais respeito”, disse Dagny Carlsson em entrevista à BBC Brasil.

Para recolocação no mercado de trabalho não há idade e há empresas cada vez mais dispostas a contratar gente experiente. Você que busca um novo emprego, pode fazer seu cadastro gratuitamente na plataforma do Wall Jobs e candidatar-se a inúmeras vagas.