Professor faz paródias no Facebook para se recolocar no mercado

Vida de professor não costuma ser fácil, e os últimos acontecimentos mostram bem isso. E foi a necessidade de dar a volta por cima que fez o experiente professor universitário Klefour Nunes, 36 anos, decidiu recorrer ao Facebook.

Na mídia social, o educador de Campinas (SP), que está afastado das salas de aulas, criou o perfil Aula Cantada, onde posta uma série de vídeos em que aparece tocando violão e cantando paródias de músicas conhecidas. As letras que ele mesmo compõe falam de matérias da área da saúde. “Acabou virando um currículo virtual. Espero que o Facebook, além de contribuir com alunos distantes, me ajude a conseguir uma nova oportunidade no mercado de trabalho”, diz.

Uma das videoaulas, com mais de 5.200 visualizações, usa a melodia de um dos clássicos do século XX, “Stand By Me”, para ensinar sobre Desenvolvimento Neuropsicomotor Infantil. “Meus seguidores adoram as paródias. Muitos pedem meu WhatsApp particular para tirar dúvidas e desabafar sobre a dificuldade de didática de outros professores”, conta Klefour que também é fisioterapeuta e músico na banda de forró universitário Guentaê! que está em seu terceiro disco.

Desenvolvimento Neuropsicomotor InfantilVídeo-aula cantada sobre Desenvolvimento Neuropsicomotor Infantil… ;)Espero que ajude nos seus estudos…Aprendam, curtam, compartilhem…(música incidental:Stand By Me)

Posted by Aula Cantada on Tuesday, April 7, 2015

Em seis meses, a página Aula Cantada no Facebook conquistou organicamente mais de 3 mil fãs. Segundo o professor, o alcance semanal do perfil é de 35 mil pessoas, boa parte profissionais ou estudantes de Fisioterapia.

“Adoro saber que há alunos, por exemplo, de Manaus, que tiram dúvidas por meio das minhas videoaulas. É um jeito mais fácil de aprender”, explica o professor que também tem mais de 20 mil seguidores em seu perfil pessoal no Instagram.

Nos dois primeiros meses da página, as postagens eram diárias. Hoje, a frequência é de um vídeo por semana. Para atrair mais fãs e turbinar o engajamento, Klefour passou a atender pedidos de músicas com as dúvidas mais frequentes dos alunos.

“O próximo passo será criar um canal no YouTube, assim posso subir meus vídeos em mais esta mídia e compartilhar os links no Face. Pretendo atingir o maior número possível de alunos, coordenadores e profissionais da saúde. Quero continuar dando aulas nas instituições, além de cursos e palestras. Quem sabe até lançar cursos on-line”, avalia Klefour que já está recebendo propostas como palestrante.

O leque de oportunidades do professor poderia estar ainda mais aberto caso tivesse feito cursos sobre Mídias Sociais e Marketing Digital. Klefour reconhece: “Acredito que cursos devem melhorar a visibilidade que temos nesses canais. Também devem ajudar a atrair parceiros, patrocinadores e mais oportunidades”, afirma.

A Tyngu, plataforma com mais de 85 cursos online sobre Facebook, YouTube, entre outras mídias, é parceira do Catraca Livre e oferece a você, leitor, acesso gratuito por uma semana. E depois ainda tem 15% de desconto para continuar o aprendizado! Clique aqui!