Profissões: até 2020 mercado vai querer mais destes trabalhadores
O mercado está mudando rapidamente e planejar a carreira é fundamental. Os especialistas analisam que, hoje, a educação formal oferecida pelas universidades e faculdades não acompanha as necessidades de um mercado cada vez mais disruptivo. Por isso, a ordem é se especializar.
De acordo com o Guia da Carreira, uma das formas de saber se uma profissão estará em alta é consultar pesquisas como a da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que apontam os rumos do trabalho e podem revelar quais profissionais continuarão a ser contratados nos próximos anos.
Os últimos dados foram tabulados a partir das respostas de mais de 400 empresas, representando mais de 2,2 milhões de empregados, dos setores de Recursos Humanos e operacional, divididos nas áreas de gestão e de produção.
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
Confira os setores em alta na área de gestão:
Segundo a Firjan, os 10 setores de atuação que surgem com grandes possibilidades de contratação até o ano de 2020 são: Compras, Comercial, Tecnologia da Informação (TI), Serviços Gerais, Planejamento, Atendimento ao Cliente, Recursos Humanos, Marketing, Comunicação, Ouvidoria e Área de Produção.
Já na área de produção, as oito áreas de atuação que aparecem com ótimas perspectivas para o futuro são: Engenharia, Produção, Gestão de Qualidade, Projetos, Pesquisa e Desenvolvimento, Segurança e Saúde Operacional, Meio Ambiente e Manutenção.
Especialização
Atendendo a demanda do mercado, a IBE-FGV reduz o investimento para matrículas no PDE (Programa de Desenvolvimento Executivo), que terá, a partir desta semana, parcelas a partir de R$ 590,00.
Desenvolvido para atender profissionais que querem um acompanhamento de carreira com foco em ascensão, o PDE oferece uma formação completa. Quem entra no curso pode terminar com até três diplomas.
Oportunidade é para a Pós-graduação em Administração de Empresas, um MBA à escolha do participante e também módulo internacional nas universidades de Stanford, Harvard, Miami ou Ohio, onde terá a terceira certificação.
As condições também são totalmente diferenciadas. “Com parcelas reduzidas e tempo de duração encurtado, pois isenta 50% do valor do investimento no MBA e também otimiza prazos juntando conteúdos programáticos, o PDE é a opção mais adequada para o profissional que tem pressa”, explica o presidente da IBE-FGV, Heliomar Quaresma, idealizador do programa.
As matrículas estão abertas para novas turmas nas quatro unidades da escola de negócios: Campinas, Jundiaí, Americana e Piracicaba.
Profissões em alta até 2020
A pesquisa também listou algumas profissões com aumento na procura até o ano de 2020. Veja:
- Supervisores de Produção em Indústrias de transformação de plástico
- Engenheiros de Petróleo
- Técnicos em Sistemas de Informação
- Trabalhadores de tratamento de superfícies de metais e de compósitos
- Engenheiros de mobilidade
- Técnicos em mecatrônica
- Biotecnologistas
- Engenheiros ambientais e sanitários
- Desenhistas técnicos em eletricidade, eletrônica e eletromecânica
Formação é fundamental
Ainda conforme o site Guia da Carreira, o levantamento da Firjan reforça o que todo mundo já sabe: para entrar e se manter competitivo no mercado, ter uma boa formação é fundamental, independentemente do cargo pretendido.
Para a área de produção, será muito difícil conseguir um bom emprego sem ao menos um curso técnico. Na área de gestão, é fundamental ter nível superior. Em ambos os casos, para assumir cargos de gerência e diretoria o candidato deverá ter ao menos uma pós-graduação.
As melhores profissões
Dentre as melhores profissões constatou-se que cinco delas são de nível superior (Engenheiros de Petróleo, Técnicos em Sistemas de Informação, Engenheiros de mobilidade, Biotecnologistas, Engenheiros ambientais e Sanitários), duas delas são de nível médio/técnico (Técnicos em Mecatrônica e Desenhistas Técnicos em Eletricidade, Eletrônica e Eletromecânica) e duas delas são para profissionais com nível básico (Supervisores de Produção em Indústrias de transformação de plástico, Trabalhadores de tratamento de superfícies de metais e de compósitos).