Projeto Gaveta: com ‘curadoria fashion’, iniciativa promove troca e reciclagem de roupas

06/11/2013 14:48 / Atualizado em 04/05/2020 13:56

Criado por dupla de amigas, projeto trabalha conceito de troca de roupa com curadoria prévia de moda.
Criado por dupla de amigas, projeto trabalha conceito de troca de roupa com curadoria prévia de moda.

Conceito difundido fora do Brasil, o “clothing swap” (troca de roupas) ganha destaque na Escola São Paulo, no centro da capital, dia 30 de novembro. Nesta data, o espaço recebe o Projeto Gaveta, que pretende incentivar a troca e reciclagem de roupas sem o uso de dinheiro.

Criado pelas amigas Giovana Nader e Raquel Vitti, o projeto arrecadou mais de R$ 5 mil em uma plataforma de financiamento coletivo para ser colocado em prática de forma gratuita para o público.

Como participar

A pessoa interessada deve separar as roupas que não usa mais. Enviar um e-mail para [email protected] e aguardar a resposta com o passo a passo para entrega das peças. Uma curadoria de moda fará a seleção do que tem potencial para participar do encontro.

Um novo e-mail é enviado para o participante com a lista do que foi selecionado. Nele, estará especificado quantas moedas personalizadas a pessoa receberá para utilizar no dia (veja a tabela abaixo). Com essa lista, o participante retira suas moedas no dia do evento e pode assim escolher o que levar.

De acordo com as organizadoras, as roupas que não forem selecionados serão encaminhados para a ONG Filhos de Paraisópolis.

Tabela de equivalência:

Camiseta ou Blusa (unid.) = 1 moeda
Vestido (unid.) = 2 moedas
Sapato (unid.) = 2 moedas
Acessório (unid.) = 1 moeda
Jaqueta ou Casaco (unid.) = 3 moedas
Calça (unid.) = 1 moeda
Saia (unid.) = 1 moeda
Shorts (unid.) = 1 moeda

O evento

O evento acontece na Escola São Paulo, dia 30, a partir das 13h. Além de DJs e bebidas, o espaço será ocupado pela exposição Empty Spcs, que combina música e fotografia dos artistas Luiz Gabriel Vieira e Luiza Lacava. Vale ressaltar que só podem participar as pessoas que seguirem todos os passos do projeto.

Mais informações estão disponíveis na página do Projeto Gaveta no Facebook.