Projeto quer divulgar negócios sociais bem-sucedidos de todo o Brasil
Em uma definição básica, negócio social é uma iniciativa que tem como objetivo melhorar a realidade do local onde está inserida. Ações em áreas como educação, urbanidade e saúde têm sido bem-sucedidas em todo o Brasil.
Com o objetivo de mostrar quais são os negócios que mais impactam positivamente a vida das pessoas, revelar como essas iniciativas tem feito negócios e quem são seus empreendedores, um grupo de pesquisadores idealizou o projeto Brasil27, uma jornada de pesquisa pelas 27 unidades federativas do Brasil.
Em parceria com a FEA/USP e apoio das Fundação Avina, Rockefeller Foundation e Omidyar Network, o grupo pretende estudar negócios sociais inovadores em todo o Brasil, focando nas dificuldades e oportunidades de cada Estado. Todos os registros serão compilados e oferecidos posteriormente – e de forma gratuita -por meio de blogs, vídeos, palestras e textos.
Para colocar o projeto em prática, os pesquisadores precisam de R$ 15 mil. Uma campanha de crowdfunding na plataforma Benfeitoria já arrecadou mais de R$ 10 mil. A campanha se encerra no próximo dia 29. Os interessados em apoiar o Brasil27 podem colaborar com quantias a partir de R$ 20. Todo valor investido ganha em troca algum tipo de recompensa.
Mais informações sobre o projeto e suas etapas podem ser obtidas na página da campanha.
Assista ao vídeo de apresentação: