Quer montar um negócio? 4 dicas te ajudam a dar o primeiro passo

Estudo divulgado pela CB Insights revela que 42% das empresas falham por não encontrarem demanda para seus lançamentos

31/08/2018 12:53 / Atualizado em 05/05/2020 11:48

Lançar uma nova ideia no mercado não é tarefa das mais simples. O primeiro passo é saber se existem interessados no seu produto ou serviço. Parece básico, mas, ainda assim, muita gente erra. Um estudo divulgado pela CB Insights, revela que 42% das novas empresas falham por não encontrarem demanda para seus lançamentos.

Para Willian Sertório, sócio-fundador da Funeel, agência que auxilia empresas no lançamento de novos produtos, isso acontece pois algumas marcas não trazem soluções que, de fato, resolvam o problema de um número significativo de pessoas. “E isso não fica somente na esfera das startups. Grandes negócios sofrem do mesmo mal. É preciso fazer um estudo detalhado antes de lançar algo no mercado. Isso é importante, pois, em caso de falha, você pode perder tempo e dinheiro”, explica.

Segundo pesquisa divulgada pela Harvard Business Review, 72% dos lançamentos não conseguem atingir as suas metas de negócios. “Se hoje em dia está cada vez mais fácil lançar um site, trabalhar o marketing digital, desenvolver um aplicativo e até mesmo abrir um CNPJ, qual a razão para que poucas iniciativas deem certo? O segredo está no planejamento”, explica o empresário.

Abaixo, confira quatro dicas do especialista:

1) A sua ideia vale a pena?

42% das empresas falham por não encontrarem demanda para seus lançamentos
42% das empresas falham por não encontrarem demanda para seus lançamentos - Getty Images/iStockphoto

Esta é a primeira pergunta que o empreendedor deve se fazer. Antes de colocar a mão na massa, dê um passo atrás e entenda como seu público resolve seus problemas hoje. Esta etapa é interessante para analisar se a dificuldade é grave o bastante a ponto de pessoas pagarem por uma solução. Segmente muito bem o grupo que quer atingir e entreviste cerca de 20 pessoas. Não peça apenas dados demográficos, como idade, profissão e renda. O mais importante aqui é descobrir quais são as tarefas que seu cliente realiza para chegar de A até B.

2) Faça um protótipo e colha feedbacks

Nesta etapa, a ideia é definir o que vamos efetivamente construir na primeira versão do seu lançamento. Elabore uma prévia da sua solução e volte aos entrevistados. O importante é não desperdiçar recursos e nem se apegar tanto à ideia nesta fase. Entenda como eles reagem e descubra o quanto estão dispostos a pagar por uma solução como esta. Se preciso, modifique seu protótipo quando já estiver com um feedback significativo.

3) Escolha o melhor canal de vendas

Teste seus canais de marketing e vendas
Teste seus canais de marketing e vendas - iStock

O mais importante aqui é testar canais de marketing e vendas. Como o produto será oferecido ao mercado? Qual será o custo desta demanda? Este é o momento de testar qual canal trará os clientes certos. É um bom momento para validar posicionamento e preço, mesmo com a solução ainda em fase de desenvolvimento. Para passar desta fase, é importante que o seu time tenha uma estimativa de qual será o custo de aquisição de novos leads.

4) E agora? Foco nas vendas, mas não esqueça do cliente!

Ao final das três etapas citadas, o seu time já terá uma ideia madura do que deve ser construído, de quanto cobrar pelo produto e quais serão os custos. Não existe fórmula para o sucesso. Porém, com disciplina e foco no cliente, é possível aumentar significativamente as chances de sucesso de um lançamento e fugir das estatísticas negativas que assombram o mercado.