Quer ser independente? 3 passos para viver do trabalho freelance

Muitos profissionais que já conhecem os benefícios do trabalho freelance têm receio de deixar o emprego para se dedicar à carreira freelance por medo de uma questão: a instabilidade financeira – a incerteza do pagamento no final do mês. Em tempos de crise econômica e recessões, é importante ter uma base firme.

Sendo assim, algumas condições são necessárias para que você se torne um profissional independente com uma carreira freelance bem sucedida: Paciência, Perseverança e Planejamento.

Fazer listas e organizar suas metas ajuda a planejar seu dia, mantendo sua produtividade.

Como viver do trabalho freelance

Conheça os 3 passos para se tornar um profissional independente e viver do trabalho freelance!

1. Comece a trabalhar como freelancer no seu tempo livre

O primeiro passo não é pedir demissão do seu emprego. Comece dedicando o seu tempo livre para conseguir projetos freelance. Isso ajudará você a construir aos poucos a sua carteira de clientes e ir acumulando projetos em seu portfólio.

Além disso, aproveite a experiência para aprender a negociar. Assim, você aprende quanto cobrar dos clientes, quanto tempo você leva para entregar projetos e quanto você precisa ganhar para se manter.

2. Aumente as horas dedicadas ao trabalho freelance

Está mais confiante? Então, chegou o momento de reduzir suas horas no emprego (se for possível). Isso dará a você mais tempo para assumir uma carga maior de projetos freelance. Isso, supondo que, do primeiro passo até este, você já tenha conseguido alguns clientes – e conseguiu fidelizá-los.

Se não for possível aumentar as horas de trabalho por enquanto, experimente convidar outro(s) freelancer(s) para trabalhar em equipe! Assim, vocês poderão dar conta de um volume maior de trabalho sem que você abra mão do seu emprego fixo.

3. Conquistou a independência? Pode ir!

Se você já está confiante em seu papel de freelancer, se já tem certa segurança financeira e já está trabalhando em bons projetos, chegou o tão esperado momento de deixar seu emprego e se dedicar 100% ao trabalho freelance.

Lembre-se que é importante conquistar uma rotina que faça você feliz. Por exemplo, se você é mais produtivo de manhã, pode acordar mais cedo, tomar o café da manhã e começar a realizar as tarefas mais difíceis ou que requerem mais concentração e criatividade.

Clique aqui para encontrar projetos freelance!