Saco plástico separa o lixo comum das coisas boas
Algumas pessoas gostam de, esporadicamente, fazer uma limpeza em seus armários e doar aquilo que já não é mais útil para elas, mas que ainda está em bom estado. A boa vontade esbarra, contudo, na dificuldade de fazer a doação chegar até alguém. É necessário marcar horário para uma instituição de caridade ir retirá-la em casa ou encontrar um posto para recebê-la.
Mas o designer holandês Simon Akkaya pensou em uma solução simples de “jogar fora” aquelas coisas que o dono não quer mais e ao mesmo tempo deixá-las disponíveis para qualquer pessoa interessada. Trata-se de um saco plástico amarelo e transparente em que podem ser colocados os objetos dispensados.
A ideia é que ele seja colocado na rua, ao lado do lixo normal e à vista de quem passar pela calçada. Segundo o designer, o saco serve para proteger as “doações” da chuva e mostrar que há algo em bom estado ali, que não serve mais para alguém, mas que pode servir para outra pessoa.
- Bahia: 3 lugares baratos para viajar e se encantar
- Composição sanguínea do cordão umbilical explica o autismo
- Entenda a relação entre a queda de cabelo e falta de vitaminas
- Você pode ser autista, e não sabe: conheça 5 sinais de autismo que podem ser percebidos na fase adulta
A invenção é bem simples e estimula a troca e o repasse de objetos entre as pessoas. A única coisa complicada é seu nome. Veja na galeria abaixo algumas imagens do invento, chamado de Goedzak.
Dica do Brainstorm9.