Seis dicas para empreender no mundo digital

Flexibilidade e menos custos fixos são vantagens trazidas pela internet para o mundo dos negócios

Por: Catraca Livre
por Gustavo Torniero (estudante do curso de Jornalismo da ESPM-SP)
A internet traz flexibilidade e menos custos fixos

O meio digital pode ser uma opção muito vantajosa para novos negócios. De acordo com Diego Monteiro, empreendedor digital e cofundador da ferramenta de monitoramento de redes sociais Scup, a internet traz mais flexibilidade e menos custos fixos, já que não há a necessidade de se ter um espaço físico.

Atentos a esse tipo de negócio, conversamos com alguns empreendedores de sucesso e listamos, a seguir, algumas dicas para iniciar um empreendimento no ramo digital.

Confira:

  1. Saiba o tipo de inovação que combina com você.

Se você possui uma ideia, mas não sabe de que forma vai ganhar dinheiro com ela, isso significa que seu negócio se enquadra no modelo de alta inovação. “Quando você tem isso, você parte para um tipo de empreendedorismo com muito mais risco, mas você pode ganhar muito mais dinheiro”, explica Monteiro. As pessoas que estão dispostas a assumir tantos riscos, para o empreendedor, são exceção. Outra possibilidade é ter um modelo de negócio conhecido, como um e-commerce. A chave é saber o que combina com você e com o que você pretende criar.

  1. Procure negócios próximos da sua realidade.

Para Monteiro, só entender ou gostar do assunto não basta. O ideal é buscar algo que já faça parte da sua realidade, que você tenha vivência, porque dessa forma você sabe, na prática, como o mercado funciona. Pode ser uma experiência profissional anterior ou até mesmo seus hábitos pessoais.

  1. Pesquise.

    Para Victor Lymberopoulos, fundador do site Mídia Publicitária, que ganhou, em 2012, o prêmio topblog nas categorias comunicação e marketing e melhor blog do país, uma dica muito importante é pesquisar. A internet é um lugar repleto de boas informações, e cabe ao empreendedor utilizá-la ao seu favor e aproveitar as oportunidades que ela oferece.”

  2. Esteja pronto para mudar.

Sobre a internet, Lymberopoulos enfatiza que a web está em constante mudança e que não há fórmula para empreender no meio digital. Por isso, é necessário que o empreendedor esteja sempre atento e disposto a acompanhar essas transformações, a fim de aproveitar todas as possibilidades.

  1. Faça protótipos.

Rose Mary Lopes, professora e coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da ESPM, em São Paulo, destaca que é importante testar seu produto digital, seja site ou aplicativo, com seus clientes. A partir do que eles disserem, é que você vai saber se sua oferta está adequada às necessidades do seu público alvo ou precisa de modificações.

  1. Conheça profundamente seu cliente.

De acordo com Rose, para oferecer soluções adequadas ao seu público alvo, é necessário entender qual o seu problema, suas necessidades e dificuldades, e, o mais importante: como solucioná-los.