“Será o Benedito”: marca une estilo e práticas sustentáveis

Marca oferece peças feitas com materiais reutilizados e reciclados há mais de 15 anos

31/08/2012 17:12 / Atualizado em 04/05/2020 11:08

Grife oferece peças feitas com materiais sustentáveis em parcerias com artistas plásticos
Grife oferece peças feitas com materiais sustentáveis em parcerias com artistas plásticos

Antes do termo sustentabilidade ganhar destaque no universo da moda, em 1995 a “Será o Benedito” se lançava no mercado como uma marca de postura inovadora. Com objetivo de oferecer novos produtos, feitos de matéria-prima não convencional, a grife começou a utilizar materiais reciclados e reaproveitados na produção de suas peças. Uma ação ainda inédita no país que garantiu a confiabilidade imediata de consumidores específicos como vegans e vegetarianos. “Esse público tem uma oferta de produtos reduzida principalmente por não usar peças de origem animal e de empresas que fazem testes em animais”, explica Orivan Pavan, criador da marca.

Pavan utilizou sua experiência no setor de jeanswear para a concepção e desenvolvimento da marca – que hoje oferece desde camisetas e bolsas, até calçados e artigos de decoração. Lonas de caminhão vendidas por caminhoneiros, couro vegetal da Amazônia feito por comunidades de seringueiros da região e jeans reciclados (transformados em bolsas e novos tecidos) logo se tornaram destaques da “Será o Benedito”.  Atualmente, materiais como o algodão orgânico e o fio feito a partir de garrafa PET reciclada ampliam as possibilidades de confecção de novos produtos.

Segundo Pavan, a necessidade de respostas sustentáveis diante do desequilíbrio ecológico agravado pelo consumo excessivo, fez com que diversas empresas do cenário fashion inserissem o termo “eco” em suas ações de marketing, porém, sem justificativa na prática. “ Hoje há várias certificadoras que atestam se as empresas realmente são responsáveis e praticam o que propagam”, conta.

Para manter a qualidade e credibilidade do que produz, a “Será o Benedito” só trabalha com fornecedores com tradição no mercado ou que estejam devidamente certificados. Quanto aos processos de tingimento das peças, a exigência é ainda maior. “Procuramos parceiros com todas as licenças em dia, incluindo ambientais e de tratamento da água”, afirma Pavan.

Se no final da década de 1990, a “Será o Benedito” era desacreditada por lojistas e fabricantes, que diziam a Pavan que a marca não teria espaço no mercado, hoje o cenário é outro. Presença constante em eventos voltados à comunidades vegan, a marca também tem sido reconhecida por públicos menos específicos. Para Pavan esse movimento está relacionado ao aumento da conscientização do consumidor em relação a questões ambientais e sociais. “O consumo consciente tem crescido. Hoje assistimos à formação de um mercado novo”, comemora.

No vídeo abaixo, Pavan fala sobre as atividades da marca: