“Será o Benedito”: marca une estilo e práticas sustentáveis
Marca oferece peças feitas com materiais reutilizados e reciclados há mais de 15 anos
Antes do termo sustentabilidade ganhar destaque no universo da moda, em 1995 a “Será o Benedito” se lançava no mercado como uma marca de postura inovadora. Com objetivo de oferecer novos produtos, feitos de matéria-prima não convencional, a grife começou a utilizar materiais reciclados e reaproveitados na produção de suas peças. Uma ação ainda inédita no país que garantiu a confiabilidade imediata de consumidores específicos como vegans e vegetarianos. “Esse público tem uma oferta de produtos reduzida principalmente por não usar peças de origem animal e de empresas que fazem testes em animais”, explica Orivan Pavan, criador da marca.
Pavan utilizou sua experiência no setor de jeanswear para a concepção e desenvolvimento da marca – que hoje oferece desde camisetas e bolsas, até calçados e artigos de decoração. Lonas de caminhão vendidas por caminhoneiros, couro vegetal da Amazônia feito por comunidades de seringueiros da região e jeans reciclados (transformados em bolsas e novos tecidos) logo se tornaram destaques da “Será o Benedito”. Atualmente, materiais como o algodão orgânico e o fio feito a partir de garrafa PET reciclada ampliam as possibilidades de confecção de novos produtos.
Segundo Pavan, a necessidade de respostas sustentáveis diante do desequilíbrio ecológico agravado pelo consumo excessivo, fez com que diversas empresas do cenário fashion inserissem o termo “eco” em suas ações de marketing, porém, sem justificativa na prática. “ Hoje há várias certificadoras que atestam se as empresas realmente são responsáveis e praticam o que propagam”, conta.
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Para manter a qualidade e credibilidade do que produz, a “Será o Benedito” só trabalha com fornecedores com tradição no mercado ou que estejam devidamente certificados. Quanto aos processos de tingimento das peças, a exigência é ainda maior. “Procuramos parceiros com todas as licenças em dia, incluindo ambientais e de tratamento da água”, afirma Pavan.
Se no final da década de 1990, a “Será o Benedito” era desacreditada por lojistas e fabricantes, que diziam a Pavan que a marca não teria espaço no mercado, hoje o cenário é outro. Presença constante em eventos voltados à comunidades vegan, a marca também tem sido reconhecida por públicos menos específicos. Para Pavan esse movimento está relacionado ao aumento da conscientização do consumidor em relação a questões ambientais e sociais. “O consumo consciente tem crescido. Hoje assistimos à formação de um mercado novo”, comemora.
No vídeo abaixo, Pavan fala sobre as atividades da marca: