Sistema unifica e reduz a burocracia necessária para abrir uma empresa
O objetivo da Redesim é reduzir para 24h o tempo necessário para abrir um negócio
Enfrentar a burocracia necessária para abrir um negócio não é uma tarefa fácil. Além da regularização, há uma série de autorizações, inscrições, licitações e registros que tomam um bom tempo do empreendedor. Pensando em facilitar esse processo, foi instituída por lei em 2007 a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, a Redesim.
Seu objetivo é que todos os órgãos necessários para esse processo – como Receita Federal, Corpo de Bombeiros, Secretarias Municipais de Finanças, entre outros – estejam acessíveis em um único sistema online, no qual o pequeno empresário forneça apenas uma vez seus dados e documentos para, em 24h, abrir sua empresa.
O plano é que, assim, sejam integrados todos os registros nos níveis federal, estadual e municipal, sem dores de cabeça para o empreendedor. Mas, para isso, a implementação do sistema precisa ser cautelosa, a fim de garantir sua eficiência. A meta é que para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 o maior número possível de municípios já possa usufruir de seus benefícios.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Inscreva-se no curso gratuito de Fotografia de Alimentos para Empreendedores
- Reforma Tributária promete reduzir pagamento do DAS para MEI
- Conheça os detalhes do Cartão MEI, anunciado pelo governo
Até o momento, a Redesim abrange municípios de quatro estados, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e Alagoas. Neste, a implementação é recente e feita em parceria com o Sebrae. Embora local, o Redesim alagoano é um exemplo de como a rede pode funcionar.