Startup financiada por Bill Gates testa técnica que pode revolucionar saúde

A startup norte-americana ‘Editas Medicine‘ está testando uma técnica de edição de DNA, chamada CRISPR-Cas9, que promete revolucionar a saúde ao redor do mundo. A empresa, premiada pelo Fórum Econômico Mundial como pioneira em tecnologia, tem como co-fundador Feng Zhang, físico e químico que tem a patente da técnica de edição de genes. As informações são da ‘Exame‘.

De acordo com uma reportagem da revista ‘Wired‘, até julho deste ano as quatro empresas que estão desenvolvendo a técnica tinham sido capazes de levantar mais de 158 milhões de dólares em investimentos. Hoje, a Editas Medicine anunciou que recebeu novos investimentos, totalizando 120 milhões de dólares captados pela startup. A rodada foi feita pela empresa bng0, liderada por Boris Nikolic e criada exclusivamente para esse levantamento.

A técnica CRISPR-Cas9 pode ajudar a salvar milhões de vidas
Créditos: Getty Images
A técnica CRISPR-Cas9 pode ajudar a salvar milhões de vidas

Nikolic foi conselheiro de ciência e tecnologia de Bill Gates para a Fundação Bill & Melinda Gates. Nesta rodada de investimentos, Gates foi um dos financiadores. A técnica CRISPR-Cas9 foi criada há cerca de três anos e pode ajudar a salvar milhões de vidas, pois permite que edições em genes sejam feitas de forma rápida, simples e barata.

Nos testes, os pesquisadores conseguiram reverter problemas genéticos que causam cegueira, além de parar o avanço de células cancerígenas e criar organismos imunes ao vírus HIV.