Tecnologia possibilita volta ao mundo em 6 horas

Uma nova tecnologia desenvolvida por cientistas norte-americanos pode revolucionar os transportes públicos e permitir que passageiros deem a volta ao mundo em apenas 6 horas. Trata-se do Transporte de Tubo de Vácuo (ETT), que além de reduzir o tempo de duração de diferentes trajetos, diminuiria também o impacto ambiental normalmente gerado para percorrê-los.

Divulgação
A novidade possibilitaria, por exemplo, ir de Londres a Nova York em apenas 45 minutos.

Usando tubos de vácuo (sem ar) com cápsulas que acomodam até seis pessoas, com bagagem, o veículo atinge até 4.000 mph (6.500 quilômetros por hora), usando muito menos energia do que os transportes convencionais. Graças à ausência de atrito, o novo veículo é também mais seguro, mais barato e mais silencioso que trens e aviões.

A novidade possibilitaria, por exemplo, ir de Londres a Nova York em apenas 45 minutos. Como se não bastasse, os designers por trás da ETT afirmam que os sistemas de tubos teriam apenas um quarto do custo das autoestradas e um décimo do custo das ferrovias de alta velocidade.

Divulgação
Usando tubos de vácuo com cápsulas que acomodam até seis pessoas, o veículo atinge até 6.500 Km/h

O nome comercial de Transporte de Tubo a Vácuo foi inventado pelo engenheiro mecânico Daryl Oster no início dos anos noventa e a tecnologia, patenteada em 1997. Desde então, conseguiu construir um consórcio de licenciados para ajudá-lo a desenvolver o sistema que vem evoluindo, mas o processo ainda não foi concluído.

Por Redação