TerraCycle: multinacional cria produtos com materiais de difícil reciclagem
De um sonho de um calouro americano da universidade de Princeton, Nova Jérsei, surgiu a TerraCycle, uma empresa multinacional que fornece matéria-prima reciclada para a produção de novos produtos.
A TerraCycle começou a operar no ano de 2001 como uma simples empresa de adubo orgânico. Dois estudantes americanos recolhiam sobras de comida do refeitório de Princeton para alimentar uma criação de minhocas. Feito isso, eles colhiam as fezes dos animais e a transformavam em um fertilizante orgânico.
Com a falta de verba para comercializar o novo produto, buscavam garrafas de refrigerante nas lixeiras para engarrafar o fertilizante, criando assim o primeiro produto do mundo feito e embalado de lixo.
- Hotel na Patagônia recicla plástico e transforma em mochila para hóspedes
- Shopping Pátio Paulista e Nespresso transformam mais de 50 mil cápsulas em decoração natalina
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Floresta em pé: superando a pobreza plantando florestas e limpando cidades
Pouco mais de uma década da venda do fertilizante orgânico engarrafados, a multinacional atualmente recicla desde embalagens laminadas de salgadinho até bitucas de cigarro em 22 países que esta inserida – basta ser resíduos em que a reciclagem ainda não é economicamente viável.
A coleta desses resíduos é realizada por pessoas físicas, que ao enviar via correio para a TerraCycle, recebem um pagamento em prol de uma ONG que os colaboradores próprios escolhem.
Depois, parceiros recicladores transformam 96% destas doações de lixo em matérias-primas para que voltem à indústria, enquanto 4% são transformados em novos produtos sem passar pelos processos físicos ou químicos de reciclagem.
A TerraCycle esta no Brasil desde 2010 e tem 20 programas de resíduos em grandes empresas do país, tal como: PepsiCo, Nestlé, Avon, L’Oréal, Faber-Castell, BRFoods, Mondeléz Colgate, entre outras.
Os produtos produzidos pela empresa estão disponíveis para venda online.