Tire o sonho da gaveta: publicar um livro é mais fácil do que você pensa

Compartilhe suas ideias e Tire Seu Livro da Gaveta (TSLG)[/img]

A fim de superar essa realidade, nasceu na cidade de São Paulo a Tire Seu Livro da Gaveta (TSLG), especializada na produção de livros de novos autores de qualquer parte do Brasil, de forma totalmente independente.

O projeto possibilita tanto a tiragem em baixa escala, via tecnologia de impressão a laser, quanto as tiragens maiores, em processo off set, sempre com preços acessíveis e acabamento profissional de alta qualidade, com livros costurados, coloridos ou preto e branco, que não soltam folhas.

Realização de um sonho

O livro é uma poderosa ferramenta para divulgar conhecimento, promover ideias e influenciar pessoas, mesmo em um mundo tecnológico e altamente digital. Em média, no Brasil, são lançados mais de dois mil e 300 novos títulos por mês, segundo dados de 2013 da Câmara Brasileira do Livro (CBL), com exceção dos livros didáticos. No que diz respeito às livrarias físicas, existem poucas no país, que somam apenas três mil, sendo essa uma das razões para o crescimento dos mercados alternativos.

Com um projeto editorial independente, um livro se torna totalmente viável com a proposta da TSLG, já que qualquer pessoa pode publicar seus textos. Além da concretização do sonho, o livro também pode ser um caminho para ganhos extras, se usado como complemento de renda, podendo ser comercializado em diversos lugares, como em eventos, palestras, feiras e outros.

Como publicar um livro

Ao levar seus textos originais para a TSLG, o autor independente receberá um orçamento completo, que inclui a revisão ortográfica e gramatical do texto, criação de capas, diagramação do miolo e impressão. “O processo é simples, mas totalmente profissional. Basta a pessoa ter um material original e, ao entrar em contato conosco, apresentamos diferentes propostas de formatos e tamanhos para tornar o livro adequado aos objetivos do autor. Estimamos preços de custos e de venda e também elaboramos estratégias de comercialização para palestrantes, consultores e outros interessados”, conta Barbosa.

O projeto também inclui a obtenção dos registros legais (ISBN, catalogação CIP e direitos autorais), adequação de formatos e tipos de papel. Barbosa complementa que a Tire Seu Livro da Gaveta ainda oferece suporte para noite de autógrafos e orientação na distribuição e comercialização do livro e complementa: “No final, o autor terá um livro produzido dentro de padrões profissionais de qualidade, e permanecerá com a posse de todos direitos autorais de sua obra, o que não ocorre em um processo editorial convencional, onde normalmente há a cessão dos direitos autorais em favor das editoras”.

De acordo com Barbosa, o público da Tire Seu Livro da Gaveta é bem variado, com predominância de profissionais liberais, ativos no mercado, com faixa etária entre 35 e 45 anos. “São pessoas que cansaram de esperar por uma oportunidade nas editoras tradicionais, ou que estão de olho nas atrativas margens de comercialização do livro independente, e da projeção que a publicação de um livro dá no seu segmento de mercado”, declara. Entre esses profissionais há um grande número de palestrantes, médicos, dentistas, engenheiros, líderes religiosos, professores ou consultores de empresas, que podem comercializar o livro em palestras, congressos e outros eventos. “Há pessoas que ganham mais visibilidade e reconhecimento por terem um livro publicado”, afirma o consultor.

Contudo, existem outros autores que desejam tiragens muito pequenas, a partir de 100 exemplares, apenas para realizar o sonho de ter seu próprio livro e compartilhar com amigos mais próximos, sendo muito comuns obras como contos, poesias ou romances. Barbosa ainda esclarece que é normal no Brasil as editoras convencionais não publicarem tudo o que aparece e que dificilmente os autores novos ganham oportunidades e destaque no segmento. “Há um volume muito grande de títulos novos nas editoras, principalmente estrangeiros, e sobram poucas oportunidades para os novos autores. Além disso, a remuneração oferecida para autores iniciantes não costuma ser muito atraente”, explica. Para suprir essa lacuna, a TSLG também presta consultoria para os autores independentes que almejam vender seus livros em larga escala.