Tome nota: 5 dicas para conseguir o primeiro emprego
Diretor de RH de famosa rede de fast food dá dicas para você que está em busca do primeiro emprego
Com a sétima pior taxa de desemprego do mundo, o Brasil vive um cenário de instabilidade política e econômica, à sombra de medidas e propostas que cerceiam as conquistas do direitos trabalhistas.
Em meio aos percalços dos dias atuais no mercado de trabalho, o diretor de recursos humanos Marcelo Nóbrega destaca alguns passos a serem dados para quem está em busca da PRIMEIRA OPORTUNIDADE DE EMPREGO. Tome nota, dê aquela ajeitada no currículo e vá pra luta:
1 – Olhe direito, há vagas!
- Fui mal no Enem, e agora? 5 dicas para começar a se preparar para 2025
- Sol, praias e festa: qual é a melhor época para ir à Tailândia?
- Worldpackers: uma solução para quem quer viajar o mundo gastando pouco
- 5 curiosidades inusitadas sobre Las Vegas para saber antes da viagem
O momento atual pode dar a impressão de que o mercado está ruim e que os empregos sumiram. Mas há bons empregos disponíveis. Fale com seus amigos, cadastre seu CV em bancos de dados, busque nas redes sociais ou vá diretamente às empresas.
2 – Corra, você está atrasado!
Um emprego leva tempo para ser conquistado e o preparo deve começar cedo. Tudo o que você faz durante os anos de escola é também parte dessa preparação. Esse aprendizado vai permitir que você se destaque.
3 – Amigos para sempre
A maioria das oportunidades de emprego virá por meio da rede de relacionamentos, que você vai tecendo ao longo da vida. Por isso, pergunte se há vagas nas empresas onde eles trabalham.
4 – Mostre iniciativa
Muita gente tem o péssimo costume de esperar passivamente que “as coisas aconteçam” – e de achar que, as oportunidades vão bater à sua porta. Porém, à medida que o tempo passa, as coisas ficam mais difíceis para quem está fora do jogo. Vá à luta.
5 – Rejeição? Aprenda a lidar com ela
Prepare-se para “dar com a cara na porta” várias vezes. Esteja pronto, também, para enfrentar períodos de silêncio, desencontros, cancelamentos de entrevistas, etc. Isso é da natureza de um processo seletivo de emprego e não uma questão pessoal. Não desanime.